30/09/2020 10:30:08
Agenda Cultural
Projeto leva educação ambiental online para crianças durante pandemia
Realizado em parceria com escolas de Arapiraca, o projeto Agreste Itinerante surgiu em 2018
DivulgaçãoA diversão ficará por conta da dupla de palhaços Petequinha e Florzinha
Laís Pita com Assessoria

Um projeto desenvolvido em parceria com escolas de Arapiraca vai levar educação ambiental para crianças de 6 a 11 anos por meio de uma live.

O evento online ocorrerá nesta quarta-feira (30) a partir das 15:30 horas por meio do link https://youtu.be/aziQvLPbTPs.

A diversão ficará por conta da dupla de palhaços Petequinha e Florzinha, que desde o início do projeto realizam as apresentações. Para essa versão online, eles prepararam muita interação com a criançada. Josy Amorim, a Florzinha, explica que a dupla de palhaços irá, de forma lúdica, abordar os temas utilizando como ferramentas a contação de histórias, músicas, técnicas circenses e brincadeiras educativas.

“O objetivo central da live será promover o sentimento de responsabilidade socioambiental e o incentivo a práticas sustentáveis, tornando as crianças agentes multiplicadores da educação ambiental", destaca Josy Amorim. "A nossa expectativa é grande, já que este ano vamos usar a tecnologia para nos aproximar do público. Sabemos da grande responsabilidade que temos pois, além de levar um tema tão importante, vamos também levar muita alegria e diversão para dentro dos lares”, completou.

O projeto Agreste Itinerante é realizado pela Agreste Saneamento desde 2018 de forma presencial com estudantes da rede pública e privada dos 10 municípios que atende, mas por conta da pandemia o formato desta edição precisou passar por ajustes.

A gestora de comunicação e pessoas da Agreste Saneamento, Neyla Queiroz, detalha que a live servirá como conteúdo programático para 10 escolas da região. Além disso, por ser aberta e voltada ao público infantil, crianças de qualquer parte do estado com acesso à internet poderão acompanhar a transmissão e conhecer um pouco mais sobre os cuidados com a água, tema tão importante para a saúde do planeta.

“O Agreste Itinerante é um projeto consolidado que leva educação ambiental de forma lúdica para crianças da nossa região. Em todas as edições são realizadas apresentações teatrais sobre a importância da água, consumo consciente, preservação ambiental e o percurso da água desde o rio São Francisco até a torneira de casa. Mas devido às medidas de segurança e distanciamento social em razão da pandemia, adaptamos o modelo presencial e vamos realizar uma live que será aberta, gratuita e transmitida pelo Youtube. Nessa parceria entre empresa e escolas todos ganham”, reforça.

Criação

O projeto Agreste Itinerante surgiu em 2018 com o objetivo de conscientizar as crianças de até 11 anos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Por medidas de segurança, as visitas técnicas às Estações de Tratamento de Água (ETAs) só são permitidas para estudantes maiores de 12 anos em grupos de escolas, universidades e outros segmentos.

“Nós entendemos que educação ambiental é fundamental desde o início do processo escolar das crianças. Daí, surgiu a ideia do Agreste Itinerante, que leva os mesmos conhecimentos passados nas visitas técnicas, só que de forma lúdica, de maneira que as crianças mais novas consigam absorver. Desde o início a parceria com as escolas da região tem dado super certo e o projeto tem sido um sucesso”, enfatiza Neyla.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.