20/08/2023 14:45:38
Agenda Cultural
Secretaria de Cultura potencializa inclusão e diversidade para todas as gerações na Bienal do Livro
Espaço tem ofertado programação diversificada que convida o público a interagir, aprender e se divertir
Alexandre Teixeira
Agência Alagoas

O Centro de Convenções Ruth Cardoso ganhou vida com a realização da 10ª edição da Bienal Internacional do Livro. Durante o evento, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) tem se destacado como um espaço de encontro para pessoas de todas as idades, oferecendo uma programação diversificada e inclusiva que convida o público a interagir, aprender e se divertir.

A programação foi planejada para garantir que todos os visitantes se sintam parte das atrações. No estande, estão disponíveis intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (libras) que promovem oficinas para ensinar libras e a tradução simultânea da programação. Essas ações são acompanhadas por narrativas ricas em representatividade.

Maria Luiza, 55 anos, e seu neto Luca, 3 anos, pararam para apreciar a apresentação de histórias cantadas, entrando na dança e se envolvendo completamente. “É divertido, é chamativo, é lúdico. Foi muito divertido participar, mesmo que de fora, dessa apresentação. Meu neto adorou e eu também. Esse é meu terceiro dia de Bienal e todos os dias a programação da Secult me chama atenção”, afrmou a professora.

A atriz Meire Deise foi uma das atrações do evento, trazendo contos africanos para a programação. Ela expressou seu compromisso com a inclusão: "Como atriz, estou empenhada em trazer histórias africanas para o evento. Se temos um espaço cultural como esse, por que ele não deveria ser acessível a todos? Fiquei extremamente satisfeita com a presença dos intérpretes durante a minha apresentação. Acredito que a comunicação é verdadeira quando abrange a todos. Estou empolgada com esse convite da Secult e ansiosa por mais oportunidades como essa no futuro", destacou.

Gabriel Macário, 19 anos, participou da apresentação de histórias africanas e enfatizou a importância da representatividade. “Estou muito feliz que a Secult deu um espaço para religiões de matrizes africanas. A gente sabe o quanto existe desinformação por aí e essa peça explicando e demonstrando o quão linda são nossas raízes, nossa religião, é confortante. Muito lindo e voltarei outras vezes”, disse o estudante de teatro.

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O evento é o maior encontro cultural e literário do Estado e a Secult tem 12h de programação completas voltadas para a “Inclusão e Diversidade”.

A programação completa está no site da secretaria e pode ser acessada pelo o link: http://www.cultura.al.gov.br/noticia/22-rotativas/1389-secult-divulga-programacao-completa-de-seu-estande-na-10-bienal-internacional-do-livro-de-alagoas.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.