12/09/2019 11:22:41
Alagoas
Doação de órgãos: palavra final é da família
Nenhum documento garante a vontade do doador, a família precisa autorizar
Laís Pita Secretário de Estado da Saúde nos estúdios da 96
Laís Pita

O secretário Alexandre Ayres, que hoje responde pela Saúde de Alagoas, esteve nos estúdios da rádio 96 nesta quinta-feira (12) falando sobre a importância da doação de órgãos, que é tema da campanha Setembro Verde. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemora todo 27 de setembro.

Por mais que uma pessoa se declare doador de órgãos, documente, se cadastre, nenhum papel garante que isso de fato aconteça, a não ser os familiares. Inclusive, mesmo que você não queira, mas sua família, seus órgãos pode ser doado. O mais importante, então, é a conscientização.

Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplante, acompanhou o secretário na entrevista e explicou aos ouvintes que a doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas, pulmão e intestino) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical).

No caso de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. Já a doação de pessoas falecidas somente acontece após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica. Geralmente são pessoas que sofreram um acidente automobilístico ou alguma queda, ocasionando o traumatismo craniano.

“Na maioria dos casos a vontade do doador é respeitada, mas nós devemos pensar que a gente tem a possibilidade de salvar tantas vidas, em Alagoas são 500 alagoanos esperando a chance de sobreviver ou de melhorar sua qualidade de vida", falou Daniela. 

Para obter mais informações sobre como se declarar doador de órgãos e sobre o processo de doação, basta entrar em contato com a Central de Transplantes de Alagoas. O contato pode ser feito pelo telefone (82) 3376-8186 ou através do e-mail doevida@saude.al.gov.br.

 

E-mail: redacao@diarioarapiraca.com.br
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2019 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.