14/08/2020 12:35:06
Alagoas
AL tem número baixo de inscrições para mesários voluntários no próximo pleito
Até o dia 12 de agosto, 2.437 interessados tinham se cadastrado; necessidade é de 23 mil mesários
DivulgaçãoAlagoas tem número baixo de inscrições para mesários voluntários nas eleições

 Até o dia 12 de agosto, 2.437 pessoas de Alagoas estavam inscritas para atuar, neste ano, como mesários voluntários nas eleições municipais de novembro, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O problema é que, no estado, são necessários 23 mil mesários, aproximadamente.

A Justiça Eleitoral lança, nesta sexta-feira (14), uma campanha de incentivo à participação de mesários voluntários. Na campanha nacional, haverá a participação do médico Dráuzio Varela, enfocando que toda a Justiça Eleitoral disponibilizará os equipamentos para que os mesários se sintam seguros quanto ao contágio do Covid-19.

Na campanha estadual, o TRE de Alagoas traz depoimentos de pessoas que já atuaram neste serviço voluntário em eleições anteriores e, ainda, destaca os benefícios para os universitários que participam da eleição. Um comparativo feito com o número de inscritos em 2018, último ano eleitoral, mostra que já se pode detectar uma queda no número de voluntários no Estado.

No último pleito, neste mês, o número era de 2.939 voluntários cadastrados. Já neste ano, até o dia 12 de agosto, apenas 2.437 pessoas de Alagoas estavam inscritas, quando seriam necessários 23 mil agentes públicos voluntários.

"Na próxima semana, os cartórios eleitorais iniciam as convocações dos mesários e, também, há a possibilidade da inscrição rápida e fácil como voluntário através do site do TRE/AL ou do aplicativo e-Título. Sabemos que muitos estão temerosos com esse momento de pandemia que vivemos, porém vamos garantir máscaras, face shields e todos os itens de higiene necessários para que todos estejam seguros", garantiu o desembargador Otávio Leão Praxedes, vice-presidente e corregedor do TRE, no exercício da Presidência.

Benefícios e pagamento de multa

Os benefícios para os que atuam como mesários também devem ser destaques nas duas campanhas propostas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a responsável pela Comunicação do TRE de Alagoas, Flávia Gomes de Barros, todos os Estados estão trabalhando no aperfeiçoamento de convênios e novas parcerias para garantir que mais pessoas se interessem pela atividade, indispensável para o processo democrático.

"Atuar como mesário e ser parceiro da Justiça Eleitoral, neste momento, é dar um apoio indispensável à democracia. Os benefícios são muitos, como o direito a dois dias de folga no trabalho por dia de atuação como mesário, critério de desempate em concurso público e, para os universitários, horas extracurriculares", destacou a assessora.

A jornalista ressalta, ainda, que, no momento em que o cidadão é convocado pela Justiça Eleitoral para atuar como mesário, ele precisa comparecer ou justificar sua ausência - com atestado médico - para não pagar a multa, que varia de acordo com cada Zona Eleitoral.

Segundo ela, "é importante que, no momento da convocação, ele já procure o cartório eleitoral pra apresentar a justificativa da ausência. Isso dá aos juízos eleitorais mais tempo pra convocar os substitutos".

Inscrições on-line e no e-Título

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Orlando Rocha Filho, destaca que as inscrições para a participação como mesário voluntário podem ser feitas on-line, tanto no portal www.tre-al.jus.br quanto através do aplicativo e-Título, que inovou com essa funcionalidade para o pleito deste ano.

Fonte: Gazeta Web

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.