10/06/2021 07:53:45
Alagoas
AL vai imunizar pessoas a partir de 53 anos com doses da AstraZeneca e Pfizer
Estado recebeu nessa quarta (9) mais 60.500 vacinas da AstraZeneca; somados aos imunizantes da Pfizer que chegaram na terça (8), remessas contabilizam mais de 200 mil doses entregues em 24 horas
Carla Cleto (Ascom Sesau)
Agência Alagoas

 Mais um lote com 60.500 doses da vacina AstraZeneca chegou a Alagoas no fim da tarde dessa quarta-feira (9). Com a nova remessa, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), o Estado contabiliza o recebimento de 100.280 doses em 24 horas, incluindo as 39.780 doses do imunizante da Pfizer que chegaram na terça-feira (8). Por meio das redes sociais, o governador Renan Filho anunciou que a imunização contra a Covid-19 será ampliada para pessoas na faixa etária a partir de 53 anos.

“Somente nesta semana recebemos mais de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Com a chegada das novas remessas dos imunizantes, 39.780 mil doses da Pfizer e 60.500 da vacina AstraZeneca, iremos iniciar a distribuição imediata para que os municípios avancem nas faixas etárias e comecem a vacinar pessoas com 53 e 54 anos. É importante que todos acompanhem o calendário em suas cidades e que tomem a segunda dose”, informou o governador Renan Filho.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas continua como referência na vacinação e a eficácia dos imunizantes tem proporcionado grandes resultados. “Lugar de vacina é no braço do alagoano. Quando o Estado finalizou a imunização dos idosos, temos percebido que este grupo não está mais sendo internado nos hospitais que tratam pacientes infectados pela Covid-19. Vamos seguir apoiando os municípios, distribuindo as vacinas que chegam para que as pessoas continuem sendo imunizadas e o enfrentamento à pandemia se fortaleça cada vez mais”, destaca.

O 30º lote enviado pelo MS foi recebido pelos técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) no prédio sede do órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no bairro do Farol. As doses foram cadastradas no sistema, acondicionadas na câmara fria do PNI/AL em temperatura entre 2° e 8° Celsius e estarão disponíveis para os 102 municípios alagoanos nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca.

Para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem os imunizantes e insumos é necessário fazer uma solicitação no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente com a central de Maceió pelo e-mail: [email protected], ou junto a central de Arapiraca pelo e-mail: [email protected].

Após a distribuição dos imunizantes feita pela Sesau, passa a ser de responsabilidade das gestões municipais a organização dos pontos de vacinação e a aplicação das doses na população. Também cabe às gestões municipais, o cadastro dos imunobiológicos inoculados e o armazenamento correto das vacinas.

Desde janeiro desse ano, Alagoas recebeu do MS um total de 1.601.270 das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, e aplicou 1.070.029 doses na população, sendo 778.096 destinadas a primeira e outras 291.933 para a segunda, completando o esquema vacinal.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.