04/08/2022 10:59:34
Alagoas
Fortes chuvas interditam novamente acesso à Serra da Barriga, em União
Nível do Rio Mundaú se elevou e a água invadiu boa parte da pista
Larissa Galindo
Redação com Gazeta Web

Por conta das fortes chuvas que caem em Alagoas, desde essa quarta-feira (3), o trecho da Jurema, local de acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, está novamente interditado.

De acordo com informações de moradores da região, o nível do Rio Mundaú novamente se elevou e a água invadiu boa parte da pista. A situação dificulta o tráfego de pessoas e veículos pela localidade. As chuvas intensas também causaram transtornos em outros sítios e fazendas próximas à estrada de acesso.

O trecho que liga União dos Palmares ao município de Santana do Mundaú, próximo à antiga Usina Laginha, também está com o acesso comprometido.

A situação do Rio Mundaú, que passa pela localidade, é observada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), que realiza, desde a semana passada, o acompanhamento constante do nível do rio.

O monitoramento constatou que o rio está muito próximo da ultrapassagem da cota de transbordamento, já que os seus principais afluentes, nas cabeceiras, já atingiram as cotas de atenção nos municípios de Palmeirina – PE, União dos Palmares, Murici e Rio Largo.

Caso as chuvas continuem, há risco efetivo de transbordamento nos municípios de União dos Palmares e Murici, durante esta quinta-feira, conforme aponta o alerta do órgão estadual.

Em junho passado, as fortes chuvas causaram estragos no acesso e no acervo da Serra da Barriga, em União dos Palmares. A força das águas provocou danos na estrada, sinalizações e monumentos importantes.

Fonte: Gazeta Web

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.