23/10/2021 08:09:37
Alagoas
Governo de AL lança segunda etapa da campanha contra a febre aftosa
Evento acontece de 23 até 31 deste mês, no Parque da Pecuária, em Maceió; estande da Seagri conta com ampla programação e envolve os órgãos vinculados
Reprodução
Redação com assessoria

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) estará presente na 71ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro), que acontecerá de 23 a 31 deste mês, no Parque da Pecuária, no bairro Prado, em Maceió.

A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) realiza a exposição, em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, e conta com o apoio das instituições ligadas à agricultura e pecuária de Alagoas.

A Expoagro ainda promove entretenimento às famílias e oferece conhecimento para profissionais e estudantes, além de oportunidade de negócios para criadores e expositores.

O evento manterá todos os cuidados, respeitando os protocolos sanitários, e promovendo atividades ainda mais inclusivas para expositores, criadores e todo o público.

O estande da Seagri-AL conta com uma ampla programação e envolve todos os órgãos vinculados à pasta. Fazem parte a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), o Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (Ideral) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

Durante todos os dias, haverá exibição de imagens institucionais das ações dos órgãos, como Adeal, Ideral, Iteral e Emater. Além de palestras sobre a Vacinação da Febre Aftosa, Tuberculose, Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Poa), Feiras Agrárias, Fruticultura, Hortas Agroecológicas e muito mais.

Adeal, Ideral, Iteral e Emater

Em comemoração aos 45 anos da Ceasa, acontecerá uma exposição dos registros antigos em fotos do órgão. Atualmente, grande parte das frutas, legumes, verduras e cereais comercializados em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões de todo o estado, por exemplo, são adquiridos - em sua grande maioria - na Ceasa.

Também haverá, todos os dias, uma mostra da horta agroecológica que começa no sábado (23) e segue até o próximo domingo (31). As mudas são produzidas pelo projeto “O Amanhã de Pindorama” realizado em parceria com a Emater.

O Iteral fará palestra sobre a importância do Projeto “Feira Agrária do Crédito Fundiário”, criado em 2017, em parceria com prefeituras do Estado. O projeto tem como objetivo fortalecer o escoamento da produção da agricultura familiar. Em Alagoas, a Feira Agrária do Crédito Fundiário atingiu 18 edições.

Além das palestras, a Adeal terá uma exibição de campanhas realizadas pela Adeal com a utilização de folder e banner, exposição de EPIs usados na aplicação de agrotóxicos, além de uma armação em MDF para fotos com a imagem de um produtor vacinando um animal.

PROGRAMAÇÃO SEAGRI/AL | 71ª EXPOAGRO

Sábado (23)

• Horário: 18h

Apresentação do coral “Pindorama Musical”, do projeto social “O Amanhã de Pindorama”, o qual é composto por jovens da Colônia Pindorama, em Coruripe;

Domingo (24)

• Horário: 17h

Palestra “Hortas Agroecológicas: Saúde na sua mesa”;

Palestrante: Liduína Alencar (Seagri)

Auxiliar: Maria da Guia (Emater)

Público Alvo: Professores e merendeiras da rede estadual de ensino e Movimento Popular de Saúde (MOPs)

Segunda (25)

• Horário: 14h

Palestra com o Comitê grupo gestor do projeto dos fitoterápicos

Terça (26)

• Horário: 15h

Reunião do Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (Fasa)

• Horário: 18h

Palestra Fruticultura no Estado de Alagoas (Predilecta)

Quarta (27)

• Horário: 17h

Tema: Atuação da Adeal no combate a brucelose em Alagoas

Palestrante: Gustavo Galindo- Coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (Pecebt)

Quinta (28)

• Horário: 16h

Lançamento: Segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Ação: Vacinação simbólica de animais com idade até 24 meses de vida para marcar o início da campanha, que ocorrerá no mês de novembro.

Obs.: Área externa do estande da Seagri

• Horário: 17h

Tema: Plano Estratégico Alagoas Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação

Palestrante: Hedivardo Otoni – Assessor de Defesa Agropecuária

• Horário: 18h:30

Tema: A importância do projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário desenvolvido pelo Iteral.

Palestrante: Leone Silva - Assessora Técnica dos Núcleos Quilombolas e Indígenas

Sexta (29)

• Horário: 17h

Tema: A funcionalidade do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)

Palestrante: Otto Portela - Fiscal Estadual Agropecuário - Médico veterinário 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.