03/08/2022 16:00:57
Alagoas
Grande perigo: Inmet emite alerta mais severo de chuva para Alagoas
Alerta vermelho se soma a outros dois, nas cores amarela e laranja, que foram renovados nesta quarta (3). Validade dos três avisos é até quinta-feira (4).
ReproduçãoAlerta vermelho se soma a outros dois, nas cores amarela e laranja, que foram renovados nesta quarta (3). Validade dos três avisos é até quinta-feira (4).
Redação POR G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (3) um aviso de grande perigo (vermelho) por causa das chuvas para Maceió e mais 25 municípios do estado. Esse é o alerta de maior gravidade e se soma a outros dois, de perigo potencial (amarelo) e de perigo (laranja), emitidos na terça (2), mas que foram renovados até a manhã de quinta (4).

O alerta vermelho indica previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

Os municípios sob alerta vermelho também estão na cobertura do alerta laranja, que indica chuva de 50 mm/h a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Já o alerta amarelo, de menor gravidade, é para quase 50 cidades.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também publicou um alerta meteorológico sobre as chuvas para esta quarta e esta quinta-feira. De acordo com a Semarh, as chuvas podem ser acompanhadas por ventos de intensidade moderada.

As chuvas serão mais fortes no Litoral, incluindo a região metropolitana, e na Zona da Mata alagoana. A Semarh informou que ainda não há risco de transbordamento dos principais rios do estado.

Orientações para períodos de chuvas
Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Observe alteração nas encostas.
Permaneça em local abrigado.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira os municípios com alerta vermelho
Barra de Santo Antônio
Campestre
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Flexeiras
Ibateguara
Jacuípe
Japaratinga
Joaquim Gomes
Jundiá
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Messias
Murici
Novo Lino
Paripueira
Passo de Camaragibe
Porto Calvo
Porto de Pedras
Rio Largo
Santa Luzia do Norte
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Milagres
Satuba

Fonte:g1

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.