19/01/2022 19:24:14
Alagoas
Hemoal Arapiraca promove coleta de sangue em Penedo nesta quinta (20)
Doações de sangue captadas pelo Hemoal Arapiraca atendem 46 municípios alagoanos
Reprodução
Assessoria Sesau

A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue em Penedo, nesta quinta-feira (20). A ação ocorre das 8h às 15h, em frente à Santa Casa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Centro.

Por meio desta ação, o Hemoal Arapiraca vai estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Isso porque, o órgão é o responsável por fornecer sangue para os moradores de 46 municípios da II Macrorregião de Saúde.

“Nosso propósito é assegurar sangue em quantidade e com qualidade para atender as transfusões nos hospitais e maternidades. Diante deste objetivo, percorremos os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde para facilitar o acesso da doação de sangue aos alagoanos”, salienta a assistente social Aurélia Fernandes, supervisora do Hemoal Arapiraca.

Critérios – E para se candidatar à doação de sangue é imprescindível que o voluntário esteja usando máscara, tenha boa saúde, no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e esteja portando um documento de identificação com foto. Os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres de três.

O candidato à doação de sangue também não deve ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada para aquelas que estejam em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando.

Covid-19 – Caso o candidato à doação de sangue foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos 14 dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue.

No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

 

 

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.