06/04/2020 08:33:09
Alagoas
Ministério da Saúde incentiva uso de máscaras caseiras como proteção
Simples e eficiente, o equipamento funciona como uma barreira física contra a propagação do novo coronavírus, mas deve ser usada da maneira correta
Ministério da SaúdeAs máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que desenhadas e higienizadas corretamente
Redação com Agência Alagoas

O Ministério da Saúde (MS) vai lançar uma campanha digital para incentivar a população produza máscaras caseiras, confeccionadas com tecido. Segundo a pasta, o equipamento é simples e eficiente, funcionando como uma barreira física contra a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

“Ela faz uma barreira tão boa quanto às outras máscaras. A diferença é que tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Desde o início da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, houve uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção, fazendo com que o equipamento sumisse das prateleiras. A escassez põe em risco a saúde dos profissionais que precisam trabalhar protegidos na assistência aos doentes.

O MS informa, entretanto, que está realizando compras de fornecedores nacionais e internacionais, em grandes quantidades, para garantir a proteção necessária aos profissionais de saúde.

Sobre o uso das máscaras caseiras, a Agência Alagoas consultou o médico Fernando Maia, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia e um dos integrantes do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) em Alagoas.

“A ideia é que as pessoas usem máscaras caseiras poupando máscaras cirúrgicas para os profissionais de saúde. Elas servem para diminuir o risco de um portador assintomático transmitir o vírus”, pontuou Maia.

Segundo o Ministério, para ser eficiente como barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. Ela necessita ter, pelo menos, duas camadas de pano, ou seja, ser dupla face.

O Ministério ressalta, também, que o equipamento é de uso individual, não pode ser compartilhado com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais, salienta o MS.

“Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, acrescentou Mandetta.

O Ministério elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa. Acesse o manual sobre o uso de máscaras caseiras clicando AQUI. (https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/02/Minist--rio-da-Sa--de---Nota-t--cnica-sobre-uso-de-m--scara-caseiras.pdf)

ORIENTAÇÕES

· Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

· A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

· Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

· Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

· Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

· Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;

· Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.