30/06/2020 18:41:15
Alagoas
Novo Decreto: Arapiraca segue na fase vermelha e Maceió tem comércio reaberto
O anuncio foi feito no início da noite desta terça-feira (30), pelo Governador Renan Filho em entrevista coletiva através de suas redes sociais. Bares, restaurantes e shoppings continuam fechados
Reprodução
Redação

O que estava sendo aguardado por diversos comerciantes do setor de Comércio de Rua, em Arapiraca acabou não acontecendo na entrevista coletiva do Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). Analisando os números atuais da pandemia pelo novo coronavírus em Alagoas, com o fim da fase vermelha do Decreto Governamental que determina o isolamento social. Na analise do governo, o resumo da semana epidemiológica, relacionada aos casos de Covid-19 para nortear as próximas ações do Plano de Distanciamento Social Controlado, baseando-se na Matriz de Riscos, não há mudanças em relação ao interior do Estado.

Durante a coletiva que teve início pouco depois das 17h desta terça-feira, com o Governador Renan Filho, o Secretário de Estado do Planejamento Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e o Secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias. Ficou decidido que neste momento a capital Maceió, avança para a fase laranja, tendo em vista a redução de casos de contaminação por covid-19, bem como os casos de óbitos.

Além dos setores que já estavam autorizados a funcionar na fase vermelha, a partir desta sexta-feira (03/07), o município de Maceió entra na fase laranja, fase essa que permite a abertura de lojas e outros estabelecimentos comerciais de rua com até 400 m², bem como salões de beleza, barbearias, templos, igrejas entre outras instituições religiosas. De acordo com a determinação do governo do Estado, essas instituições religiosas irão funcionar com 30% de sua capacidade total de público.

O governador também adiantou que o novo decreto, tem duração de 14 dias. Renan Filho disse que há redução no número de mortes em Maceió, além de um aumento da capacidade de atender o cidadão. “Somos hoje um dos estados que mais oferece leitos para grupos de cada 100 mil habitantes. Maceió está numa trajetória descendente e o estado também”, disse.

Em Relação ao interior do Estado, Renan Filho declarou que ainda não há uma redução clara de casos. “No interior essa redução ainda não se apresenta com tanta clareza, por isso o estado tomou a decisão para fazer a capital avançar para a fase laranja e o interior segue na fase vermelha, para observar o que vai ocorrer”, completou o governador.

O governador também falou sobre o início da transição de fase em Maceió. “Iniciamos a transição em Maceió para restabelecer algumas atividades essenciais e nesse momento é fundamental a participação do cidadão, do setor produtivo, que tem um protocolo a seguir, respeitando as normas, pois se observarmos um avanço, faremos o caminho inverso. Se houver uma piora tomaremos outra medida para proteger os cidadãos, sem dúvida alguma”, finalizou.

Já estabelecimentos como: Bares, restaurantes, e shoppings permanecerão fechados. Vale salientar que a reabertura de parte do comércio e de instituições religiosas só foi possível após a avaliação da Matriz de Risco, dos casos da Covid-19 na capital.
 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.