24/06/2021 06:10:03
Ciência
'Lua de Morango' acontece nesta quinta-feira (24); confira dicas para vê-la
Esta será a terceira Lua cheia mais próxima da terra neste ano, atrás das de maio e abril
ShutterstockLegenda: Professor de Astronomia considera que o ideal é ver a Lua cheia quando ela estiver nascendo, pois o efeito visual se desfaz rapidamente

 Os amantes de eventos astronômicos como as "superluas" terão a oportunidade de ver a última de 2021 nesta quinta-feira (24). A chamada "Lua de Morango", embora não tenha grande mudança na aparência, ficará maior por causa da proximidade do astro com ao planeta Terra. Esta será a terceira Lua cheia mais próxima da terra neste ano, atrás das de maio e abril.

O ideal é ver a Lua cheia quando ela estiver nascendo, pois o efeito visual se desfaz rapidamente. "Quanto mais cedo, mais interessante fica. Se deixar passar 20, 30 ou 40 minutos, passa", disse o professor de Astronomia do Colégio do Corpo de Bombeiros

Romário Fernandes explica que, somado ao tamanho aparente da Lua cheia, que se destaca, a "Lua de Morango" chamará ainda mais atenção se a pessoa estiver próxima ao horizonte.

"Nosso cérebro potencializa o tamanho aparente da Lua cheia quando a vemos perto de prédios, árvores, montanhas. O efeito visual fica mais significativo", indica.

FENÔMENO

Segundo o professor de Astronomia, o momento exato da formação da superlua varia de mês para mês e de órbita para órbita, e acontece quando coincide o período de Lua cheia com o perigeu (quando a Lua fica mais perto do planeta Terra).

"Ela faz um giro em torno da Terra uma vez em pouco menos de um mês. Como a órbita é elíptica, não circular, faz com que mensalmente ela fique perto e longe do Planeta", ressalta.

Romário Fernandes acrescenta que, a rigor as únicas superluas deste ano foram as de maio e abril, poque realmente houve mais aproximação da Lua com o planeta Terra. "Tanto em março quanto agora em junho, estamos em uma categoria um pouco diferenciada".

ORIGEM DO NOME 'LUA DE MORANGO'

Também conforme o professor de Astronomia, há duas versões para a origem do nome "Lua de Morango": a de que surgiu nos Estados Unidos, durante o cultivo de morangos silvestres, que acontecem nesta época do ano, e a de que faz menção ao solstício de verão no Hemisfério Norte, que ocorreu no dia 21 de junho. "São discussões que não chegam a um consenso".

Fonte: Diário do Nordeste

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.