24/08/2021 11:51:26
Macacos dizem olá e adeus, assim como os humanos, revela pesquisa
Pesquisadores analisaram mais de 1.200 interações com grupos de chimpanzés e bonobos em zoológicos
Raphaela Heesen e Emilie GentyPesquisa mostra que os macacos usam sinais propositalmente para iniciar e terminar as interações sociais

Assim como as pessoas, chimpanzés e bonobos não costumam ir embora sem se despedir. Os macacos usam sinais propositalmente para iniciar e terminar interações sociais – comportamentos não vistos tipicamente fora dos humanos até agora, de acordo com um novo estudo publicado na revista iScience.

Os pesquisadores analisaram mais de 1.200 interações com grupos de chimpanzés e bonobos em zoológicos, e descobriram que eles costumam trocar olhares ou gestos para compartilhar suas intenções sobre as interações sociais. Esses gestos incluíam tocar um ao outro, segurar as mãos e até mesmo bater cabeças.

Os bonobos trocavam sinais de “alô” antes de brincar, 90% do tempo, e os chimpanzés 69% do tempo, de acordo com o estudo, e despedidas eram ainda mais comuns.

Os cientistas dizem que a capacidade dos macacos de sinalizar olás e despedidas indica algo muito maior do que educação. Mostra que chimpanzés e bonobos podem comunicar um senso mútuo de obrigação um para com o outro.

“Em humanos, isso (senso de obrigação mútua) é testemunho de compromissos conjuntos”, disse a principal autora do estudo, Raphaela Heesen, pesquisadora de pós-doutorado na Durham University, no Reino Unido. “Isso sustenta todos os tipos de interações conjuntas, incluindo as de pequena escala – por exemplo, você almoçando com seus amigos, ou em grande escala, como grandes projetos.”

“É como a cola de nosso sucesso como espécie, e esse trabalho de base está presente também em bonobos e chimpanzés”, disse Heesen à CNN.

Ao contrário de estudos anteriores, os pesquisadores propuseram que os compromissos conjuntos não se baseiam apenas em um sentimento de obrigação, mas também no processo de estabelecer mutuamente o acordo e concordar que ele seja cumprido. É por isso que Heesen diz que é significativo que os macacos se comuniquem entre si quando pretendem iniciar e terminar interações, como brincar.

A dinâmica de poder e a familiaridade entre dois primatas também influenciaram na quantidade de “alô” ou “adeus” que os animais trocaram.

“Quando eles estavam interagindo com um bom amigo, eles produziam interações mais moderadas, e muitas vezes nem mesmo se comunicavam no final de uma interação”, acrescentou Heesen. “E sabemos disso no nosso dia-a-dia também, certo? Se estamos interagindo com um bom amigo, não temos esse tipo de educação.”

Heesen acrescentou que mais pesquisas são necessárias para descobrir se outras espécies também comunicam o fim das interações sociais.

“Anteriormente, pensávamos que os humanos eram a única espécie que coordenava as fases de entrada e saída das interações”, disse ela. “Não foi estudado se outras espécies também se despedem como nós. Sabemos que outras espécies iniciam interações, então a ‘fase de entrada’ é comum entre outros animais.”

Clare Redfern, uma mantenedora sênior de bonobos do Zoológico Twycross do Reino Unido que não era afiliada ao estudo, disse que cientistas e zeladores sabem há muito tempo que macacos se cumprimentam, mas novas pesquisas estão aprimorando sua compreensão do comportamento dos animais.

“Desde os primeiros avistamentos desses animais na natureza, ficou óbvio que essas espécies se cumprimentam; no entanto, agora que mais estudos estão se aprimorando sobre a espécie, comportamentos mais sutis foram detectados pelos pesquisadores”, disse Redfern à CNN. “Os comportamentos dos bonobos são muito mais sutis do que os dos chimpanzés, cujos gestos são mais óbvios, então alguns gestos menores podem ser facilmente perdidos, pois são sutis e acontecem muito rapidamente.”

“Os gestos que [comumente] notamos em nossos grupos de bonobos são de mãos dadas uns para os outros e também apresentando partes do corpo”, disse Redfern. Ela acrescentou que “o contato visual e o olhar fixo são extremamente importantes no comportamento dos bonobos, o que permite aos indivíduos formar um vínculo mais estreito entre si”.

Os autores do estudo também afirmam que mais pesquisas são necessárias sobre as origens e a evolução dos comportamentos de comprometimento conjunto, tanto em humanos quanto em outras espécies.

Fonte: CNN

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.