21/03/2020 10:48:03
Economia
Confira as medidas dos bancos públicos para minimizar impacto da Covid-19 aos alagoanos
Iniciativas são frutos do diálogo entre a Secretaria da Fazenda e os representantes das instituições financeiras
Assessoria
Redação com assessoria

Os bancos públicos de Alagoas publicaram uma série de medidas para ajudar seus usuários neste momento de crise. As ações são fruto do diálogo entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e as instituições financeiras, que teve por objetivo traçar um planejamento de contenção de danos para a economia alagoana devido ao impacto do novo coronavírus.


A Caixa Econômica Federal, por exemplo, vai reduzir a taxa de juros do Crédito Consignado (a partir de 0,99% a.m.), Penhor (a partir de 1,99% a.m.) e Crédito Direto Caixa (CDC) (a partir de 2,17% a.m.). O gerente geral da instituição, Ary Rocha, diz que é essencial trazer alternativas em um momento tão delicado e difícil, de maneira que gere menos impacto, menos prejuízo e que venha a proporcionar efetividade para o estado.

“Quando as autoridades estão em conjunto com os demais órgãos, com mais setores envolvidos nessa questão de economia e de saúde, a gente sabe que tudo vai transcorrer da melhor maneira possível e entende que isso, além de uma necessidade, mostra o comprometimento do Governo com o povo alagoano”, finaliza.

Confira aqui as medidas adotadas pela Caixa.

O Banco do Brasil, por sua vez, tem como uma de suas medidas ajudar as empresas com dificuldade de curtíssimo prazo trazendo a solução “Pula Parcela”, que permitirá a postergação de 60 dias (duas parcelas), para as linhas de capital de giro. O capital será alocado no final do cronograma e os juros serão diluídos nas parcelas restantes.

Confira aqui as medidas adotadas pelo Banco do Brasil.

Já o Banco do Nordeste prevê a prorrogação de empréstimos e financiamentos, crédito para o capital de giro e a redução no pacote de tarifas para operações de crédito. De acordo com o superintendente estadual em exercício do BNB, Wesley Cordeiro, a reunião com a Fazenda foi fundamental para criar ações sistematizadas.

“Enquanto banco público temos uma grande responsabilidade de minimizar os efeitos dessa crise de saúde e financeira, tanto ofertando novas linhas de crédito para sustentabilidade das empresas, quanto mantendo o atendimento das pessoas e prorrogando as dívidas daqueles que estão em dificuldade. É importante não ter ações isoladas, e juntamente com o Governo a gente pode criar ciclo de ações positivas de modo a minimizar essa situação que estamos passando”.

A Sefaz reforça a importância de antecipar atitudes que resguardem a economia e diminuam os prejuízos que a pandemia da Covid-19 venha a trazer. 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.