03/02/2020 11:56:13
Educação
À frente da Educação, Luciano já implantou 62 escolas de tempo integral
O sucesso da primeira unidade inspirou a implementação em outras unidades
Assessoria À frente da Educação, Luciano já implantou 62 escolas de tempo integral
Assessoria

Desde que assumiu a missão dada pelo governador Renan Filho de comandar a Secretaria de Estado da Educação, Luciano Barbosa já implantou 62 escolas de tempo integral em Alagoas.  Antes, em 2014, não havia nenhuma unidade funcionando com esse modelo de ensino na rede estadual.

A medida faz parte das estratégias para o setor, na busca de desenvolver não só a aprendizagem, mas também outros aspectos e habilidades dos estudantes.
Luciano Barbosa, que está como governador de Alagoas em exercício, mas é titular da Secretaria de Estado da Educação desde 2015, explica que a primeira unidade a ofertar o regime integral foi a Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcante Silva, no Benedito Bentes, em Maceió.

A unidade foi criada nos dois primeiros meses do governo Renan Filho, em 2015. 

“O ensino integral tem excelentes resultados por trabalhar o projeto de vida dos estudantes e a formação integral do aluno, dando a ele o protagonismo para que pavimente seu futuro. A Escola Marcos Antônio, a primeira unidade a adotar o ensino teve nota do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] acima da média nacional. Isso é muito positivo, pois a receptividade deste modelo entre alunos e pais encorajou outras iniciativas. Por isso, estamos ampliando e investindo cada vez mais nestas escolas”, afirma.

Ensino dinâmico - A mudança do ensino regular para o ensino integral beneficiou o estudante Talisson Ferreira de Lima, que terminou os estudos na Escola Estadual Afrânio Lages, no Cepa, em 2019. Ele considera que o ensino integral propiciou uma evolução de 100% no desenvolvimento de sua aprendizagem. Para ele, trata-se de uma escolha que vale a pena por trazer resultados e desenvolver habilidades.

A proposta - O Ensino Integral vai além de uma jornada ampliada de estudos, propondo uma aprendizagem mais ampla e desenvolvendo não só o aspecto cognitivo/intelectual, mas também o emocional, físico, social e cultural dos estudantes.

O desenvolvimento integral do aluno ocorre por atividades que vão além do currículo tradicional, com a oferta de disciplinas eletivas, projetos integradores, clubes juvenis e estudos orientados, dentre outras ações. Essas ações podem ser contempladas em iniciativas de protagonismo juvenil voltadas ao esporte, cultura, inclusão social, iniciação científica, entre outros.

“Trata-se de atividades complementares que enriquecem o conhecimento e a formação do aluno. Por exemplo, enquanto os projetos integradores são uma proposta de intervenção dos estudantes para um problema ou demanda do território e comunidade, as ofertas eletivas permitem uma maior apropriação de um objeto de conhecimento específico”, explica o supervisor de Ensino Médio da Seduc, Daniel Macedo.

Obras históricas em Arapiraca

Mais duas unidades de ensino da cidade, as escolas Padre Jefferson e Costa Rego estão em obras. Além das reformas, Arapiraca também foi contemplada com a construção da segunda unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, ganhou oito novos ginásios e teve recuperado um de seus maiores patrimônios esportivos, o ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti.

A população arapiraquense também foi contemplada com a construção do Centro de Educação Integral Mário Cesar Fontes (CEI), espaço que se propõe a integrar escola e sociedade com o fomento da educação, cultura e da prática esportiva. O Centro integra as escolas Izaura Antônia de Lisboa (Epial), Pedro Reis e Quintella Cavalcanti - que somam 3.521 estudantes – e oferece piscina, quadra poliesportiva e pista de atletismo. Esse número pula para 12.182 estudantes quando somados todos os alunos da rede estadual de Arapiraca.

“O CEI é um local que conta com três escolas, espaços para práticas esportivas, cultura, saúde e lazer, mostrando o compromisso da gestão com a juventude alagoana. Buscamos atender sempre aos anseios da população, com foco nos jovens”, comentou Luciano Barbosa.

A primeira etapa do CEI foi inaugurada em abril de 2018 e, atualmente, o espaço poliesportivo oferta aulas de natação para 500 alunos da rede estadual e hidroginástica para 365 servidores públicos e comunidade em geral. O espaço conta também com treinos de atletismo, voleibol, handebol e futsal também para os estudantes. A segunda etapa das obras está em andamento e contempla construção de teatro/auditório e biblioteca.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.