02/07/2020 08:27:47
Educação
Alagoas é destaque nacional em Guia de Boas Práticas de Educação na pandemia
Publicação foi elaborada pelos Institutos Sonho Grande e Natura em parceria com as secretarias estaduais de Educação
Cortesia/Agência AlagoasEstudantes da rede estadual fazem atividades remotamente
Redação com Agência Alagoas

A Educação Pública de Alagoas continua se destacando positivamente no cenário nacional. A recente conquista ocorreu com o reconhecimento de ações exitosas desenvolvidas pelas escolas da rede estadual alagoana na compilação “Educação na Pandemia - Guia de Boas Práticas”. Elaborada e recém-publicada pelos Institutos Sonho Grande e Natura em parceria com as secretarias estaduais de Educação de todo o país, a compilação reúne ações de sucesso desenvolvidas pelas redes de ensino nesse período de isolamento social, garantindo a aprendizagem e mantendo o vínculo entre escola e estudante.

O Guia destaca três práticas desenvolvidas pela rede estadual alagoana por meio do Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais (REAENP), documento elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que regulamenta atividades pedagógicas promovidas remotamente: os laboratórios de aprendizagem – onde professores de várias disciplinas trabalham de forma integrada na elaboração de atividades para os alunos -, os clubes de leitura e o Projeto Foca no Enem, voltado para os concluintes do ensino médio e que farão as provas da edição 2020 do exame.

“Esse reconhecimento solidifica o que estamos fazendo em Alagoas neste período tão desafiador para a educação brasileira. No REAENP, criamos novos espaços, novos ambientes de aprendizagens, chamados de Laboratórios de Aprendizagem, os quais abrangem desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio. São laboratórios de Matemática, Língua Portuguesa, Ideias Inovadoras, Iniciativas Sociais ou Comunitárias, Atividades Lúdicas, de Comunicação e do Clube da Leitura. Para a 3ª série do Ensino Médio foi desenvolvido o Foca no Enem”, explica o supervisor do Ensino Médio da Seduc, Daniel Macedo.

Ações exitosas - Nesta segunda-feira (30), ratificando a importância destes resultados, três estados foram convidados a apresentarem suas práticas educacionais neste período de pandemia e combate ao Covid-19ª em webinário nacional promovido pelo Instituto Natura, reunindo vinte estados brasileiros, entre estes a equipe alagoana, representada pelo Núcleo de Ensino Médio e Educação Profissional (NEMEP), ligado à Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Além disso, nos dias 10 e 30 de junho, práticas exitosas de escolas estaduais de ensino integral também foram apresentadas no I Encontro Virtual das Escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei).

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.