17/03/2021 07:27:49
Educação
Impactos da COVID-19 na educação brasileira em 2021
Pesquisa revelou que após os primeiros meses em casa, estudantes no ensino fundamental II ao ensino médio, não receberam orientações das escolas.
ReproduçãoImpactos da COVID-19 na educação brasileira em 2021
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A pandemia de COVID-19 trouxe um grande desafio para alunos no ensino fundamental, médio e superior. Lidar com motivação e oportunidades de acesso é a grande incógnita que precisa ser sanada pelas escolas e órgãos públicos. Abaixo você verá o que está em pauta sobre as desigualdades no ensino remoto, algumas dicas de motivação para ambos os públicos de alunos e o que é uma justificativa e qual a sua relevância para o ensino superior.

Ensino remoto traz inclusão ou aumenta desigualdades?

Em pesquisa Datafolha, encomendada a nível nacional pela Fundação Lemann, o Itaú Social e Imaginable Futures, revelou que após os primeiros meses em casa, 51% dos estudantes no ensino fundamental II não receberam orientações das escolas, número que chegou a 69% dos alunos no ensino médio.

Constatou-se que o acesso à internet, dificuldade com conteúdo, falta de equipamentos e interesse são os principais motivos para não fazer todas as atividades em casa. Considerando o Brasil um país em que mais de 46 milhões de pessoas não têm acesso a Internet (IBGE, 2018), as desigualdades relativas a diferenças de renda, gênero, raça e regiões, se acentuam.

São inúmeros os desafios da educação brasileira em 2021, pois os estudos precisam motivar o conjunto de pais, professores e alunos. Em diversas esferas, vem sendo discutido formatos de aulas aos sábados, gravações de videoaulas como forma de inclusão, para que o aluno não fique sem estudar e se prejudique. No entanto, existem alunos que possuem limitações para estes formatos, por conta da sua configuração social, são eles:

• Alunos que vivem na zona rural, aldeias, quilombos;
• Alunos que trabalham em algum turno oposto, aos sábados ou em rotina de trabalho noturno;
• Alunos que não dispõem de equipamentos ou Internet de qualidade;
• Alunos da educação básica que não tem um responsável para dar apoio;
• Alunos da educação especial.

Medidas precisam ser tomadas diante do novo semestre letivo que se inicia, de modo a atender uma boa parte desses alunos no ensino fundamental e médio que precisam além de tudo, estar incluídos em políticas do Estado e de escolas privadas, para uma boa formação.

Ensino superior online

Vale lembrar também dos alunos no ensino superior, os quais, além das aulas regulares, estão apresentando congressos online e trabalho de conclusão do curso (TCC). Não é nada simples pensar em como fazer esses textos, ainda mais com toda a pressão de ser avaliado de forma online pela banca de professores.

A justificativa é o pontapé inicial para a discussão e apresenta os objetivos da pesquisa, por isso planejá-la deve ser primordial para esses estudantes. Pensar sobre as seguintes questões, pode contribuir com esse processo:

• A pergunta é cientificamente bem posicionada, apresentada em uma forma hipotética que levará a uma análise de pesquisa com credibilidade científica?

• A pesquisa requer dados acessíveis ou atingíveis a um custo ou esforço razoável?

• A pesquisa é colocada de uma forma que pode explicar resultados diferentes sob diferentes condições?

• A pesquisa estende a compreensão dos fenômenos que estão sendo investigados na atual sociedade?

Dicas para enfrentar o momento com leveza

1. Tente permanecer positivo

Muitas vezes, só precisamos ver as coisas de um ângulo melhor, nada é totalmente bom ou ruim.

2. Repense sua dieta e hábitos com o seu corpo

Mente e corpo devem funcionar como um só, e para isso, ter melhores hábitos alimentares altera completamente os níveis de produtividade e humor, gerando benefícios no dia a dia.

3. Tenha uma agenda

Mantenha o compromisso com os estudos e crie uma agenda para todas as suas ações, incluindo intervalos e momentos de lazer.

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