22/02/2021 11:39:29
Educação
Segunda etapa do Censo Escolar 2020 começa nesta segunda-feira (22)
Além de informar dados sobre rendimento e movimentação de alunos, gestores escolares responderão questionário sobre estratégias adotadas para enfrentar a pandemia
José DemétrioProcedimento deve ser efetuado por escolas públicas e particulares de todo o Brasil
Assessoria Seduc

 Escolas da rede pública e privada de todo o país deverão, a partir desta segunda-feira (22), responder à segunda etapa do Censo Escolar 2020. O procedimento poderá ser efetuado até o dia 07 de abril pelo Sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/) e, na ocasião, os gestores precisarão informar dados relativos à movimentação e rendimento de alunos, além de preencher um formulário acerca das estratégias adotadas pela instituição no enfrentamento às limitações impostas pela pandemia do COVID-19 no ano letivo 2020.

“A segunda etapa do Censo Escolar coleta as informações de rendimento e movimento do estudante e, a partir desse levantamento, são definidos os indicadores como as taxas de aprovação, reprovação e abandono”, explica Ivandelma Gabriel, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A inclusão do formulário eletrônico “Resposta educacional à pandemia do COVID-19 no Brasil em 2020” é a novidade desta etapa e aconteceu em virtude dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino após a suspensão das atividades presenciais. A partir desta realidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela Educacenso - decidiu aplicar o questionário para saber a situação das escolas e como elas se adaptaram à realidade imposta pela pandemia.

Live - E para esclarecer dúvidas sobre como será o preenchimento do formulário e de outros dados relativos a esta segunda etapa do Educacenso, o Inep realizará uma live no seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/c/inep_oficial) nesta segunda-feira (22) a partir das 15h.

“Como está previsto na Portaria 357/2020 do Diário Oficial da União de 22 de maio 2020, a coleta começa em 22 de fevereiro e vai até 07 de abril. Já a etapa de retificação dos dados declarados começa em 22 de abril e se encerra em 07 de maio”, complementa Ivandelma.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.