05/08/2022 11:14:35
Mundo
Papa Francisco se encontra com número 2 da Igreja Ortodoxa da Rússia
Pontíficie conversou frente a frente com Anthony Bishop
Redação com G1

 O papa Francisco se encontrou com o bispo Anthony Bishop, o segundo líder mais poderoso da Igreja Ortodoxa Russa, nesta sexta-feira (5), antes de uma cúpula esperada no próximo mês com seu patriarca Kirill, que apoia a guerra na Ucrânia.

Foi sua primeira reunião desde que o antecessor de Anthony, Hilarion, foi deposto em junho em uma decisão abrupta indicando discórdia no topo do Patriarcado de Moscou sobre o conflito.

O Vaticano listou Bishop nas nomeações oficiais do papa, mas não deu detalhes do que foi discutido na audiência privada.

O papa participará de um congresso de líderes religiosos na capital do Cazaquistão, Nur-Sultan, nos dias 13 e 15 de setembro, onde disse que espera se encontrar com Kirill.

Bulat Sarsenbayev, chefe da organização cazaque que sedia o congresso, disse ao Astana Times que Kirill confirmou sua presença lá.

 

Um aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin, Kirill deu um apoio entusiástico à invasão da Ucrânia pela Rússia, que o patriarca vê como um baluarte contra um Ocidente que ele considera decadente.

A postura de Kirill causou uma rixa com o Vaticano e desencadeou uma rebelião interna que levou ao rompimento dos laços de algumas Igrejas Ortodoxas locais com a Igreja Ortodoxa Russa (ROC).

Francisco, que chamou o conflito de "guerra de agressão cruel e sem sentido", planejava se encontrar com Kirill em 14 de junho em Jerusalém, mas cancelou por conselho de diplomatas do Vaticano.

Eles se encontraram uma vez, em Cuba em 2016 – o primeiro encontro entre um papa e um líder da Igreja Ortodoxa Russa desde o Grande Cisma de 1054.

 

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.