04/05/2021 12:10:27
Oportunidades
Concurso da PRF que aconteceria domingo é suspenso mais uma vez
De acordo com a Justiça Federal, situação de saúde pública impede realização das provas com segurança
Divulgação/PRFPRF
Laís Pita com Rádio Jornal

 A Justiça Federal suspendeu a realização do concurso público da Polícia Rodoviária Federal, que estava marcado para o próximo domingo (9). De acordo com a juíza substituta Liviane Kelly Soares Vasconcelos, o motivo da decisão é a atual situação da pandemia do novo coronavírus no país.

O certame já havia sido remarcado, uma vez que, de acordo com o edital, as provas objetivas e discursivas deveriam ter sido realizadas em 12 de março. O concurso deve preencher 1,5 mil vagas e tem 300 mil inscritos.

"De acordo com os dados oficiais, não houve melhora significativa na situação da saúde pública de modo a justificar que uma prova adiada em 12 de março de 2021 seja aplicada em 9 de maio de 2021", diz a magistrada. A decisão é uma resposta a uma ação popular ajuizada por Pedro Henrick Costa Nascimento.

"O Estado promoverá, ao arrepio do artigo 196 da CF e artigo 2º da Lei 8.080/1990, o aumento do risco da proliferação da Covid-19, vez que obrigará 304.330 a se exporem ao contágio e, reflexamente, a população inteira a se contaminar”, escreveu a juíza em outro trecho.

A decisão cabe recurso.

Risco de temperatura corporal elevada

A juíza lembra que um trecho de edital libera a realização da prova mesmo para quem estiver com a temperatura corporal acima do possível. "Se a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição; se a segunda aferição confirmar que o candidato se encontra com temperatura corporal superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial".

Para a juíza, "colocar em uma mesma sala diversos candidatos que apresentem sinais de febre pode colocar em risco candidatos que não estejam infectados, além de colocar em risco os funcionários responsáveis pela aplicação das provas".

"Não se mostra aceitável que as autoridades federais, a quem caberia zelar pela saúde pública, acabem por implementar medidas que tenham potencial de agravar a já delicada situação atual do país em virtude da pandemia da Covid-19", escreveu a juíza.

O concurso

As inscrições para o concurso foram iniciadas em janeiro. O edital prevê o preenchimento de 1,5 mil vagas para o cargo de policial rodoviário federal, com nível superior. Ao todo, 304.330 pessoas estão inscritas para a realização das provas em todo o país.

O concurso da PRF conta com duas etapas:

1ª etapa

Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório
Exame de Avaliação Física, de caráter eliminatório
Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório
Apresentação de documentos, de caráter eliminatório
Avaliação Médica, de caráter eliminatório
Avaliação de Títulos, de caráter classificatório

2ª etapa

Curso de Formação, de caráter eliminatório

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.