31/10/2020 08:52:19
Saúde
Campanhas de vacinação contra poliomelite e sarampo são prorrogadas em Alagoas
Campanha vai até o dia 27 de novembro
Reprodução
Redação com Assessoria Sesau

As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foram prorrogadas em Alagoas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com isso, as crianças na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a pólio até 27 de novembro, bem como, os jovens e adultos na faixa etária de 20 a 49 anos podem se imunizar contra o sarampo.

A medida foi adotada em acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Isso porque, o Estado vacinou apenas 49,34% do público alvo da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e 48,13% da Campanha de vacinação contra o Sarampo, quando a meta mínima é 95%.

Em Alagoas devem ser vacinadas 215.592 crianças alagoanas na faixa etária de 12 meses a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite. Já contra o sarampo, 399.630 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos devem ser imunizadas.

Segundo a assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, os pais não devem perder a nova oportunidade de vacinarem seus filhos contra a paralisia infantil e de se vacinarem contra o sarampo, caso estejam na faixa etária preconizada. “As vacinas comprovadamente protegem contra o sarampo e a pólio, que além de poder provocar a morte, podem deixar várias sequelas”, alertou.

Paralisia e Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Ela acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. Também é transmitida pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe, seja ao falar, tossir ou espirrar.

Já o sarampo, causado pelo vírus Measles morbillivirus, além de deixar sequelas como cegueira e surdez, pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso, além de manchas pelo corpo.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.