14/01/2022 20:38:10
Saúde
Infectados com a Ômicron têm 91% menos chance de morrer, diz estudo
Pessoas com a variante Ômicron também têm 52% menos chance de serem hospitalizadas, indica análise feita por pesquisadores da Califórnia
Reprodução

Em comparação com a variante Delta, infectados com a Ômicron têm 52% menos chance de serem hospitalizados e 91% menos chances de morrerem em decorrência da Covid-19. Os achados fazem parte de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Berkley, na Califórnia, que são associados ao Centro de Controle de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos.

Os cientistas analisaram dados epidemiológicos de casos positivos para Covid-19 em pacientes do sistema de saúde do sul da Califórnia, de 30/11/21 a 1°/1/22. Foram estudados 52.297 casos de pessoas com a Ômicron e 16.982 casos com infecções da Delta.

As internações hospitalares ocorreram em 235 e 222 dos casos com infecções pelas variantes Ômicron e Delta, respectivamente. De acordo com os dados dos pesquisadores, a taxa de internação sintomática era 53% menor com a Ômicron. Indivíduos com a nova cepa também apresentavam 74% menos chance de precisarem de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, a duração média das hospitalizações foi 3,4 dias menor para casos da variante Ômicron. Os dados refletem uma redução de 69,6% no tempo de internação.

A nova cepa alcançou rapidamente uma disseminação global e já é responsável pela maioria das infecções nos Estados Unidos. Entretanto, segundo os pesquisadores, o risco de casos graves associados às infecções por Ômicron, em comparação com as variantes anteriores do coronavírus, permanece pouco claro.

“A infecção pela variante de Ômicron foi associada a uma redução substancial do risco de pontos finais clínicos graves e a uma redução do risco de durações da estadia hospitalar”, conclui o documento.

A pesquisa foi publicada na plataforma MedRxiv. Trata-se de uma pré-impressão e não foi revisada por pares. Sendo assim, as descobertas ainda não podem ser usadas para orientar práticas médicas. Apesar do financiamento ser do CDC, os resultados e conclusões não representam necessariamente a posição oficial do órgão.

Fonte: Metrópoles  

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.