20/04/2021 16:39:12
Saúde
Psicólogos do HEA ajudam profissionais e pacientes a superar traumas da Covid-19
Além da assistência ao paciente para que supere os traumas, equipe de psicologia estreita os laços com os familiares
Assessoria
Redação com assessoria

A necessidade do distanciamento temporário entre familiares e pacientes, nas enfermarias e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais, geram traumas emocionais por conta da Covid-19. Essa rotina também provoca muita ansiedade nos profissionais de saúde que atuam no combate à doença. Nesse atual contexto, a atuação dos psicólogos vem ganhando cada vez mais importância no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, com o trabalho de humanização no atendimento.

As ações incluem visitas diárias nos leitos dos pacientes na ala de tratamento da Covid-19, bem como, no setor de traumas da maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “A gente chega ao hospital e, juntos, oferecemos atendimento até para acompanhantes que necessitam do serviço. É necessário garantir o fortalecimento do vínculo, que é de suma importância para o paciente hospitalizado, através do contato familiar”, explica o psicólogo Wagner de Souza.

Ele relata que, no Hospital de Emergência do Agreste, em muitas ocasiões, são realizadas ligações telefônicas para que o paciente possa conversar com seus parentes. O especialista diz que o trabalho tem total apoio da coordenação do setor e da gerência geral do HE do Agreste.

O psicólogo Wagner de Souza faz um percurso diário pelos corredores do hospital, conversando com as pessoas para amenizar o sofrimento físico e mental provocado pela doença. “Passamos de leito em leito para avaliar o estado emocional dos pacientes acometidos da doença, como também dos profissionais de saúde. Essa interação tem sido muito importante na recuperação dos pacientes e no trabalho das equipes”, afirma o psicólogo.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.