11/02/2021 08:36:53
|
Moeda cunhada há 1.800 anos é encontrada em Israel
ReproduçãoMoeda foi cunhada há cerca de 1.800 anos

 Uma moeda rara, cunhada há 1.800 anos, foi encontrada por um soldado em Monte Carmelo, uma região montanhosa em Israel. O artefato ainda possui imagens e texto, o que permitiu aos pesquisadores uma identificação exata da sua origem e data.

Por lei, o artefato pertence ao Estado de Israel e será catalogado ao lado de outras onze antigas moedas já descobertas na região.

Um dos lados da moeda traz a frase “do povo de Geva Phillip”. O “ano cívico” inscrito é o de 217, que equivale ao período de 158 e 159 depois de Cristo.

No mesmo lado da moeda, o texto traz a imagem do deus da Lua sírio. Já o outro lado carrega um retrato do imperador romano Antonio Pius, que comandou o Império entre anos de 138 e 161 d.C.

– Geva Philippi, também conhecida como Geva Parashim, era uma polis, uma cidade com certo nível de autonomia e reconhecimento do governo romano, incluindo o direito de cunhar moedas próprias – explicou o doutor Avner Ecker, professor de arqueologia clássica, ao Jerusalem Post.

O soldado Ido Gardi, que avistou a moeda, recebeu um certificado de reconhecimento por boa cidadania, por ter entregue o artefato à Autoridade de Antiguidades.

– Vale ressaltar que as antiguidades são tesouros nacionais. É proibido buscá-los ativamente e qualquer achado casual deve ser comunicado às autoridades. Iremos transferir a moeda descoberta para o Departamento do Tesouro Nacional, esperançosamente acrescentando mais dados e enriquecendo a pesquisa acadêmica com outras evidências do passado – disse Nir Distelfeld, inspetor da associação que cuida de artefatos históricos israelenses.

Fonte: Pleno News

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 9-9672-7222

©2024 - Diário Arapiraca | Portal de Notícias. Todos os direitos reservados.