18/11/2021 12:56:55
Geral | Marcos Porto
Submarino movido a hidrogênio limpa oceanos durante transporte de cargas
Ilustração

Em setembro, Grant Shapps, secretário de transporte britânico anunciou 55 projetos vencedores de uma competição de P&D marítima ecológica. Entre os projetos, estava o primeiro submarino sustentável do mundo. O submarino “líquido positivo” totalmente automatizado recebeu o nome de Esmeralda 01, sendo totalmente movido a hidrogênio verde e bateria. O submarino pode ajudar na limpeza dos oceanos ao coletar microplásticos durante o transporte de cargas.

O submarino movido a hidrogênio possui um sistema de filtração de microplásticos trifásico. A Oceanways, sua desenvolvedora, está preparando o projeto para sua rota piloto entre Belfast, na Irlanda do Norte e Glasgow, na Escócia. De acordo com a empresa, uma frota desses submarinos a hidrogênio poderia garantir em seu transporte de cargas uma economia de até 27 toneladas de emissões de CO2 somente em seu ano inaugural, com uma meta de diminuir 300 milhões de toneladas de CO2 à medida que a frota se expande. As informações são do Click Petróleo e Gás.

De acordo com Dhruv Boruah, CEO e fundador da Oceanways, o tempo está se acabando e é imperativo não se contentar com a penas 1% a mais de eficiência em um sistema que já existe, mas, em vez disso, repensar de outros lados para que soluções inovadoras sejam descobertas.

Segundo o CEO da empresa, a Oceanways montou um grupo de classe mundial para estar à frente no SubZero, criando um novo mercado de sistemas de transporte de cargas subaquático positivo com submarinos a bateria e hidrogênio com emissão zero como um equipamento inovador para limpar o oceano e descarbonizar o transporte de cargas.

Projetos para despoluir oceanos avançam e buscam investimentos

Além do submarino movido a bateria e hidrogênio que limpa o mar durante o transporte de cargas, outro projeto que vem ganhando destaque foi um ponto de carga totalmente elétrico que é conectado a uma turbina de energia eólica offshore.

Os pontos servirão para abastecer barcos elétricos utilizando energia 100% limpa gerada pela turbina, ofertando uma economia potencial de 131.100 toneladas de emissões de CO2 anuais. O equivalente a retirar 62 mil carros a combustão das estradas.

Fonte: Terra Brasil Notícias

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