OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 32ºC Parcialmente nublado
Notícias
23/02/2022 13:40
Agenda Cultural

Bloco Vulcão animará os foliões através de live carnavalesca

Evento será transmitido ao vivo na sexta-feira de carnaval
/ Foto: Divulgação
Assessoria

 O tradicional Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas, mais uma vez levará a alegria contagiante das prévias carnavalescas para as casas de todos os foliões. É que devido a pandemia do Coronavírus o bloco será transmitido pelo segundo ano consecutivo de forma virtual e ao vivo. A 86ª edição do bloco será transmitido a partir das 19 horas da próxima sexta-feira (25), no canal do Youtube do portal Na Rede.

O formato do evento, que pode ser acompanhado através da internet, foi motivado pelas medidas de restrições que suspenderam as festas carnavalescas por ocasião da pandemia do novo coronavírus. Por causa da situação de calamidade pública, o Bloco Vulcão não pôde desfilar na Orla da Capital como de costume, mas nem por isso deixará de levar animação ao público que acompanha o bloco alagoano mais antigo em atividade.

 

Banda da PM e o Bloco Vulcão

A banda como hoje é conhecida, data do século XIX. Foi criada em 1851 por meio da Lei nº 145 de 02 de junho, no organograma da então Milícia Provincial. A banda esteve presente em episódios como a recepção ao Imperador Dom Pedro II em sua visita à Penedo em 1859. Em 1865, os músicos desfilaram pelas ruas de Maceió prestando homenagem aos Voluntários da Pátria que embarcaram com destino à Guerra do Paraguai. O ano de 1936 foi marcante pelo nascimento do Bloco Vulcão.

Multidões se juntavam aos músicos durante os desfiles dos blocos carnavalescos. Por lá, a segurança dos foliões era feita pelas patrulhas das corporações militares, entre elas, a Polícia Militar. Após a festa de Momo, muitos militares reclamavam por não participarem da folia por causa do trabalho. Assim sendo, com esta insatisfação, um grupo de músicos da PM, entre eles Isaac Galvão Cruz e José Francelino Teixeira, resolveu criar uma agremiação que desse fim ao problema e desfilasse após o carnaval.

 

Diante disso, nasceu o Bloco Vulcão, que recebeu o batismo ao som do hino “Vulcão em chamas”, de autoria de um de seus fundadores. Depois de uns anos sem conseguir desfilar, o bloco voltou às ruas, mas novamente se ausentou do carnaval maceioense.

Depois de 1974, já sob a responsabilidade da 5ª Seção do Estado-Maior Geral da PM (Assessoria de Comunicação), o Vulcão voltou a entrar em erupção e ganhou do radialista Edécio Lopes o seu novo hino, Toque de Reunir. Mas foi somente na década de 1990, que aconteceu a volta definitiva do Vulcão às avenidas de Maceió, passando a ser realizado no encerramento das prévias do carnaval, no Banho de Mar à Fantasia.

 

Em 2012, a Banda da Corporação foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial de Alagoas. E em 2016, quando o Bloco Vulcão completou 80 anos, sendo o mais antigo em atividade, os músicos foram homenageados durante o “Jaraguá Folia”.

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural
KTO
KTO