OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 24ºC Chuvas esparsas
Notícias
13/12/2020 11:09
Agenda Cultural

Documentário Visão das Grotas será exibido na Mostra Sururu de Cinema Alagoano

Curta filmado e dirigido por jovens das comunidades integra Projeto Emergencial de Monitoramento da Covid realizado pelo ONU-Habitat e Governo de Alagoas
/ Foto: Assessoria
Agência Alagoas

O documentário Visão das Grotas, filmado e dirigido por nove jovens integrantes do Projeto Emergencial de Monitoramento da Covid-19 realizado em Maceió pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas, foi selecionado para exibição na 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Considerado a maior vitrine da produção audiovisual no estado, o evento ocorrerá este ano de modo online, com acesso pelo site www.mostrasururu.com.br, entre os dias 14 e 19 de dezembro.

Ao longo de 23 minutos, o curta-metragem enreda olhares e depoimentos de quem precisa enfrentar a pandemia em localidades de maior vulnerabilidade social. Uma realidade de desafios incessantes para a sobrevivência cotidiana, mas nem por isso isenta de poesia e esperança.

As imagens foram registradas por uma turma com idade entre 16 e 28 anos, formada exclusivamente por moradoras e moradores de grotas situadas na capital. A cada 15 dias, entre os meses de setembro e outubro, Mary, Maysa, Letícia, Ewelyn, Rafaela, Agnes, Tauan, Josias e Wallison participaram de oficinas de Comunicação Popular propostas pelo projeto. Após cada encontro virtual, eles partiam com o celular na mão, a máscara no rosto e um entusiasmo contagiante na cabeça para dar voz e vez às comunidades que representam.

Em dois meses de captação, o material contemplou desde a percepção comunitária sobre a Covid-19 aos impactos do novo coronavírus nas grotas. Além disso, a obra buscou identificar potenciais criativos e econômicos das "quebradas", bem como revelar as expectativas da garotada para um futuro urbano pós-pandemia.

A edição assinada pelo cineasta alagoano Paulo Silver – diretor do premiado curta-metragem Trincheira (2020), primeiro filme alagoano a ser exibido no Festival de Cinema de Gramado – costurou a narrativa com a sensibilidade estética sugerida pelo argumento. Na tela, o ritmo cadenciado combina com apuro e precisão aspectos que retratam a complexidade de viver – e encarar uma pandemia – em espaços marcados pela fragilidade social.

Após o festival, Visão das Grotas receberá legendas em inglês e português e ficará disponível para acesso no canal do ONU-Habitat no YouTube. Antes disso, no próximo dia 16, às 19h, o documentário será representado por Mary Alves, do Morro do Ary, no debate promovido pela Mostra Sururu com os realizadores das obras que integram a programação oficial. 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural