OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,117 Arapiraca, AL 26ºC Parcialmente nublado
Notícias
04/12/2023 08:57
Agenda Cultural

Mestre Elias de Arapiraca representará o Nordeste no XV Encontro de Mestres do Mundo

Mestre fundador do Guerreiro Asa Branca, no bairro Cacimbas, construiu um legado na Cultura Alagoana
/ Foto: Ascom Arapiraca
Redação com Assessoria

Com décadas dedicadas a manter a tradição do Guerreiro, Elias Fortunato de Souza, o Mestre Elias de Arapiraca, vai representar o nordeste no XV Encontro de Mestres do Mundo, que que acontecerá de 07 a 10 de Dezembro no Centro Cultural do Cariri em Crato, Ceará. Aos 82 anos, Mestre Elias acumula prêmios e reconhecimentos pelo estado afora, e agora representará todo o estado no encontro que vai celebrar duas décadas com o tema “20 Anos de Futuro”.

Mestre Elias é natural de Coité do Noia, mas mora em Arapiraca há 50 anos, na comunidade das Cacimbas onde vive é conhecido pelo seu famoso forró e por ser mestre do Guerreiro Aza Branca. Em 2008 recebeu o Prêmio das Culturas Populares Mestre Duda – 100 anos de Frevo e em 2013 repetiu a dose com o mesmo prêmio em homenagem a Mazzaropi, ambos do Ministério da Cultura.

O evento é promovido pelo Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, como uma política do Estado que visa reconhecer os mestres e mestras da cultura cearense. O Guerreiro Asa Branca, criação de Mestre Elias, nasceu em setembro de 2006, com o intuito de preservar a tradição.

O Mestre já recebeu o reconhecimento de Patrimônio Vivo de Alagoas, Prêmio das Culturas Populares Mestre Duda e diversos outros reconhecimentos. “Ter um arapiraquense representando o nordeste num evento com essa dimensão é uma grande honra. Mestre Elias construiu um verdadeiro legado em Arapiraca, com muitos anos de trabalho para a manutenção da cultura regional, e merece todos os aplausos e reconhecimentos”, disse.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural