OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,133 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
14/12/2020 10:57
Agenda Cultural

Poesia na despedida de 2020: vem aí o Sarau Literário do Ifal Arapiraca

Os encontros do clube de leitura Literalizando são abertos à comunidade e estão ocorrendo de forma virtual
Encontro voltado para quem gosta de leitura e, principalmente, de poesias. / Foto: Divulgação
Assessoria

 Fim de ano chegando e o clube de leitura Literalizando do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca faz o convite à comunidade para participar de uma confraternização diferente. Na quinta-feira, 17 de dezembro, às 18h, será realizado o Sarau Literário, um encontro voltado para quem gosta de leitura e, principalmente, de poesias.

“Para participar do Sarau Literário basta acessar a sala ‘LiteralizandoIFAL-Sarau’ do aplicativo Jitsi Meet. Quem escreve poesias, leve-as para compartilhar. Ou traga aquelas poesias que você gosta e queira compartilhar. A atividade é aberta e esperamos encerrar um ano difícil com um pouco de poesia”, convida o professor Lucas Menezes, que é um dos organizadores do grupo.

O clube de leitura do Ifal Arapiraca tem pouco mais de um ano de atividades e foi criado no segundo semestre de 2019, depois de uma conversa sobre a importância de livros e leituras entre o professor e a estudante Dayara Rafaela Santos, que cursa a licenciatura de Letras-Português no campus e fazia estágio de docência com os estudantes do ensino médio integrado.

Os encontros do Literalizando foram abertos à comunidade externa e o grupo foi se fortalecendo a cada edição. Veio a pandemia de Covid-19, um novo formato, dessa vez virtual, e o clube do livro ganhou uma nova dimensão na vida dos participantes, que chegaram a fazer uma leitura extra no decorrer deste ano. “Como ficar em casa é o mais indicado, o livro e a leitura continuam sendo uma ótima e indispensável companhia”, destacou o comunicado do Literalizando sobre a suspensão dos encontros presenciais, no início das ações de distanciamento social.

Até o momento, os integrantes do clube leram e discutiram mais de dez obras, como os clássicos “1984” e “Revolução do Bichos” de George Orwell, “Fahrenheit 451” de Ray Bradbury e “Laranja Mecânica” de Anthony Burgess.

“Foram encontros muito ricos, pois a reflexão compartilhada nos permite experimentar olhares diversos sobre a leitura a partir da contribuição de cada participante. Estimula a pensar e repensar temas que atravessam aquela obra literária e que de alguma forma nos toca. Penso que a literatura tem esse poder de exercitar a imaginação sobre nós e o mundo em suas diferentes dimensões”, analisa Lucas Menezes.

Para 2021, o grupo prepara um calendário com dez encontros, a partir de fevereiro, que devem continuar de forma remota durante a pandemia. As leituras propostas para cada edição devem ser divulgadas após a realização do Sarau Literário, no perfil Literalizando Ifal, no Instagram. E o clube do livro reforça o convite aberto à comunidade, participe!


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Agenda Cultural
KTO
KTO