OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,209 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
Editorias
04/06/2020 15:16
Alagoas

CRIA reforça importância do teste do pezinho durante a pandemia

Exame que dever ser feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê pode ser realizado durante a alta hospitalar ou em domicílio
/ Foto: Reprodução
Redação com assessoria

 Os cuidados com a primeira infância não podem parar, especialmente em tempos de pandemia. Por esse motivo, o Governo do Estado, através do programa Criança Alagoana (CRIA), lembra o Dia Nacional do Teste do Pezinho, 6 de junho, e mobiliza os municípios sobre a importância de realização do exame e flexibilização do período da coleta do material.

O exame deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, mas de acordo com nota informativa do Ministério da Saúde (MS), durante o período de pandemia do cornonavírus, o mesmo pode ser feito no momento da alta hospitalar, evitando o retorno da puérpera e do bebê ao hospital. No entanto, é preciso observar se o recém-nascido está amamentado e se realizou eliminações fisiológicas.

De acordo com Júlio César Oliveira, enfermeiro do Núcleo de Saúde do CRIA,ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), os municípios alagoanos foram informados sobre a nota técnica do MS e as maternidades já podem proceder com a realização do teste no momento da alta hospitalar.

“Estamos realizando apoio técnico aos municípios através dos meios digitais, retirando dúvidas relativas a portaria e as visitas do 5º dia de saúde integral, uma estratégia para atender as puérperas e recém-nascidos e oportunamente realizar o teste do pezinho”.

Outra novidade na realização do teste do pezinho é que, caso não possa ser realizado na alta hospitalar, as maternidades, que foram capacitadas e tiverem condições, possam fazer a coleta domiciliar. Para que isso ocorra, das 48h até o 5º dia de nascimento, tem que haver o agendamento com o profissional da saúde da unidade básica, o qual manterá todos os cuidados com a utilização dos equipamentos de proteção individual.

Segundo dados da SESAU, no início de 2020 a cobertura de triagem neonatal biológica em Alagoas estava em 94,43%, número considerado muito bom em relação ao restante do país, mas há uma preocupação na redução do teste devido ao coronavírus. “Por isso fazemos esse alerta. O indicador de cobertura da triagem neonatal é acompanhado mensalmente pelo Núcleo da Saúde do CRIA, junto ao MS, possibilitando o desenvolvimento de atividades relacionadas ao teste do pezinho”, explicou Júlio César.

O teste do pezinho ajuda na identificação precoce de algumas doenças que afetam o desenvolvimento infantil. Para a diretora do Laboratório Especializado em Triagem Neonatal, Fátima Cunha, todos os 102 municípios realizam teste do pezinho, em 1.131 Unidades Básicas de Saúde. “Todas as crianças triadas com exame alterado para determinadas doenças são atendidas por uma equipe multidisciplinar”, explicou Fátima Cunha.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas