OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,239 Arapiraca, AL 21ºC Parcialmente nublado

Notícias

03/05/2021 14:27
Alagoas
Governo de AL anuncia vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 45 anos
O anuncio foi feito nesta segunda-feira (03); Alagoas recebe 99 mil doses do imunizante AstraZeneca
/ Foto: Reprodução
Redação

 No início da tarde desta segunda-feira (03), o governador de Alagoas Renan Filho (MDB), anunciou que o Estado recebeu mais 99 mil novas doses das vacinas Oxford/astrazeneca/fiocruz para ampliar a vacinação.

De acordo com o Renan Filho, nos próximos dias pessoas com comorbidades de 45 à 55 anos; para profissionais de saúde com mais de 18 anos, profissionais da educação básica e pessoas em situação de rua a partir de 18 anos.

A vacinação para todos os profissionais da saúde será concluída, também nessa etapa, garantiu o governador de Alagoas. Além disso, as pessoas com deficiência de 55 a 59 serão vacinadas.
Segundo Renan Filho, o grupo das pessoas com comorbidades é muito grande no Estado e por essa razão foi ampliada a vacinação.

Em relação aos profissionais da educação, a faixa etária será de 55 até 59 anos. “Iniciando pela educação básica e depois a superior, de acordo com o que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI). O governador informou que será um grande avanço que vai permitir que logo mais às aulas presenciais retornem em Alagoas.

Renan Filho informou que vai vacinar todos os presos e servidores do Sistema Prisional a partir de 18 anos, e que essa medida também está dentro do Plano Nacional de Vacinação.

O Estado de Alagoas está distribuindo nove mil doses da vacina CoronaVac para a segunda dose. O governo espera que nos próximos dias seja concluída a segunda dose para quem recebeu a CoronaVac.

Veja os novos grupos:

Pessoas com comorbidades de 45 a 55 anos de idade;

Pessoas com deficiência de 55 a 59 anos;

Profissionais da educação básica de 55 a 59 anos – o que inclui professores e também funcionários administrativos;

Pessoas em situação de rua a partir de 18 anos;

Reeducandos e servidores do Sistema Prisional acima de 18 anos.

O Estado também recebeu mais 9.100 doses da vacina CoronaVac, que serão utilizadas para dar sequência à aplicação das segundas doses. Segundo o governador, a expectativa é colocar em dia a aplicação da segunda dose até a quinta-feira desta semana, com a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde.

Até agora, Alagoas já vacinou 659.792 pessoas, sendo 453.745 que receberam a primeira dose dos imunobiológicos, e outras 206.047 pessoas que receberam a segunda dose. O governador parabenizou os profissionais de saúde da linha de frente e agradeceu a parceria com todos os municípios, o que garante um dos melhores desempenhos do país na vacinação. “Alagoas é o segundo estado do Brasil que mais aplica as vacinas que recebe. É a demonstração clara que o Estado está trabalhando duro para vacinar a todos. Vamos vencer essa pandemia juntos”, finalizou Renan Filho.

Retirada pelos municípios – A remessa recebida hoje já está na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), onde as doses foram cadastradas e acondicionadas para serem encaminhadas aos Centros Estaduais de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos, localizados em Maceió e Arapiraca, onde ficarão à disposição das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

“É muito importante ressaltar que a Sesau continua em amplo diálogo com os municípios alagoanos para que os imunizantes sejam retirados, por meio de agendamento, bem como, a distribuição das vacinas para as cidades continuarem com o cronograma de vacinação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Os representantes das SMSs devem fazer uma requisição no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) para retirarem as doses e os insumos, além de agendar com o Centro de Distribuição de Maceió pelo e-mail: [email protected], ou com o Centro de Arapiraca pelo e-mail: [email protected]


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas