OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,031 Arapiraca, AL 24ºC Tempo nublado
Editorias
26/01/2021 09:45
Alagoas

Municípios serão beneficiados com programa de qualificação de espaços públicos

O programa Minha Cidade Linda também será responsável pela revitalização de residências, por meio da pintura de fachadas, que é um ponto importante para a visibilidade do turismo
A previsão do programa é revitalizar um total de 453 quilômetros de vias / Foto: Divulgação Assessoria
Assessoria AMA

 Minha Cidade Linda. Esse é o nome do programa preparado pelo Governo do Estado para revitalização de espaços públicos nos 102 municípios alagoanos. Por meio de um investimento de quase 400 milhões de reais, apenas na primeira fase, o programa será implementado em quatro eixos, com obras nas áreas de mobilidade, esporte e lazer nos centros urbanos. O lançamento teve a presença de autoridades políticas, gestores eleitos e reeleitos. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) foi representada pelo presidente eleito para o biênio 2021-2022, Hugo Wanderley.

O lançamento do programa é uma demonstração de uma importante parceria do estado com os municípios. “Nós sabemos que para colocar em prática esse tipo de programa, que é um formato feito para alcançar todos os municípios, o projeto não nasce do dia para noite. É necessário um estudo de viabilidade para, então, disponibilizar recursos próprios para o desenvolvimento. Depois, elaborar os projetos, licitar e executar. O Governador demonstra, mais uma vez, competência para encabeçar isso. Os municípios agradecem por receber isso, já que será de fundamental importância para retomada do turismo”, disse Wanderley.

O Minha Cidade Linda será executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Nessa primeira fase, 91 municípios com menos de 50 mil habitantes serão beneficiados com o investimento, que irá contribuir com o desenvolvimento e o bem-estar dos moradores. O Governador de Alagoas, Renan Filho, disse que o programa irá ajudar na “dinamização econômica das cidades, porque é um investimento com recursos do tesouro em todas as cadeias produtivas, que fornecem insumos para as obras. Com isso, nós ajudamos na arrecadação das cidades, que irão ter a possibilidade de organizar as finanças, a estrutura e cuidar da saúde”, explica.

Importante para o municipalismo, o senador Renan Calheiros parabenizou o empenho no uso de recursos próprios para transformar a vida nos municípios. “Nos próximos dois anos, o Estado de Alagoas vai investir mais de 5 bilhões de reais. Isso é uma realidade. Na comparação, outros estados não possuem as condições, fora São Paulo, para fazer investimentos com mudanças na saúde, transporte, segurança e educação. Alagoas agora avança para uma nova perspectiva”.

Em um dos eixos, o plano fará a implantação de calçamento e urbanização de ruas não pavimentadas. A previsão do programa é revitalizar um total de 453 quilômetros de vias. Já na segunda fase, ainda sem previsão de início, o programa chega às 11 maiores cidades do estado, que têm mais de 50 mil habitantes. “A contrapartida local para qualificação dos espaços públicos é mínima. O programa irá gerar vários empregos diretos e indiretos, já que a demanda é grande para dar celeridade ao término da primeira fase”, declarou Mosart Amaral, Secretário da Setrand.

O programa Minha Cidade Linda também será responsável pela revitalização de residências, por meio da pintura de fachadas, que é um ponto importante para a visibilidade do turismo. Com a qualificação, os municípios estão de portas abertas para a retomada da economia.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO