OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 31ºC Parcialmente nublado
Editorias
21/02/2020 10:13
Alagoas

Precisa de atendimento médico no Carnaval? Saiba qual unidade de saúde procurar

Ao Hospital Geral do Estado, referência no atendimento de urgência e emergência, devem ser encaminhados os pacientes mais graves
Hospital Geral do Estado é referência no atendimento de urgência e emergência / Foto: Carla Cleto
Agência Alagoas

 O Carnaval começa oficialmente neste sábado (22), enchendo as ruas dos municípios alagoanos de muita alegria e diversão, ao som das marchinhas, axé e demais ritmos. Mas, durante os festejos, que prosseguem até a quarta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mantém as suas unidades funcionando em regime de plantão, assegurando o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, quem necessitar de assistência pré e hospitalar pode procurar as unidades que fazem parte da Rede Estadual de Saúde. Estarão com as portas abertas para a população os três Ambulatórios 24h de Maceió, que funcionam no Benedito Bentes, Levada e Chã da Jaqueira; as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jacintinho e Tabuleiro do Martins e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; e o Hospital da Mulher, na capital.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará em pleno funcionamento, podendo ser acionado através do número 192. Entretanto, para que o atendimento ocorra de forma eficiente e ágil, é necessário procurar a unidade específica para o problema de saúde, segundo orienta a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras.

“Há alguns problemas de saúde que podem ser solucionados na assistência pré-hospitalar, ou seja, nos Ambulatórios 24h e nas UPAs, não necessitando recorrer ao HGE. Quando as pessoas não seguem o fluxo correto, acabam superlotando a unidade e dificultando o atendimento, que passa a ser demorado, sem necessidade”, alertou Rosana Veras.

HGE

Para o Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência, devem ser encaminhados os pacientes mais graves e que necessitem de atendimento especializado e exames de Alta Complexidade. Entre os casos que devem ser atendidos no HGE, estão os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), hemorragias digestivas altas, diabetes, hipertensão arterial, perfuração por arma de fogo e por arma branca, traumatismo cranioencefálico, insuficiência cardíaca congênita e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Também devem receber atendimento os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.

Ambulatórios

Os três ambulatórios de Maceió: Noélia Lessa (Levada), Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e Denilma Bulhões (Benedito Bentes), que atendem mais de duas mil pessoas por mês, devem ser procurados pela população, em casos de convulsões, crises de asma e diabetes, cortes que necessitem fazer sutura ou para trocar sonda.

UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento Jacintinho e Tabuleiro do Martins, mantidas e gerenciadas pela Sesau, também estarão em pleno funcionamento durante 24 horas. Os pacientes devem procurá-las quando apresentarem quadro de dor de cabeça, vômito e diarreia, além de crises de asma, diabetes e convulsões.

HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, é responsável pelo atendimento de pacientes dos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Para a unidade hospitalar devem ser encaminhados usuários vítimas de traumas, quedas, queimaduras e, também, feridos por arma branca ou de fogo.

HM

O Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió, irá funcionar durante todo o feriado carnavalesco, atendendo as gestantes de baixo risco, em trabalho de parto e que forem encaminhadas através da Central de Regulação. As vítimas de violência sexual também serão assistidas através dos profissionais da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará fazendo o atendimento pré-hospitalar pela terra, com as ambulâncias, ou pelo ar, com o Samu Aeromédico. O Samu deve ser acionado através do telefone 192, nos casos de acidente de trânsito, infarto, problemas cardiorrespiratórios e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ao receber a ligação, os profissionais das Centrais de Maceió e Arapiraca farão a triagem para encaminhar o socorro.

Hemoal

Para assegurar que não falte sangue durante o Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, promovem Campanha de Doação de Sangue desde a segunda-feira (17). A Unidade Maceió (Trapiche), vai funcionar até o sábado (22), das 8h às 17h, voltando a funcionar para doações na quarta-feira (26), das 7h às 18h.

A Unidade Farol (Hospital Veredas) funciona até a sexta-feira (21), das 8h às 11h. Já o Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue até às 17h30 da sexta-feira (21). A unidade retorna à captação de sangue na quinta-feira (27) e estará funcionando em regime de plantão, com o objetivo de liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas