OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,597 Arapiraca, AL 17ºC Parcialmente nublado
Notícias
09/07/2024 10:13
Brasil

Aeroporto Salgado Filho retoma embarques e desembarques em 15 de julho

Esse serviço tem sido feito, há mais de dois meses, no Terminal Park Shopping Canoas, na Região Metropolitana, a 9,6 km de distância
/ Foto: Cristiano Guerra
Redação com Metrópoles

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai reabrir para embarque e desembarque de passageiros em 15 de julho. Esse serviço tem sido feito, há mais de dois meses, no Terminal Park Shopping Canoas, na Região Metropolitana, a 9,6 km de distância.

A Fraport, empresa responsável pela gestão do aeroporto da capital, divulgou a informação nessa segunda-feira (8/7).

Os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas, pois a pista não foi liberada. Inicialmente, a previsão era de reabertura total até dezembro. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em entrevista à Globo News, afirmou que talvez a pista seja liberada até outubro.

"Há um relatório que deve ser consolidado para sabermos qual tipo de intervenção na pista será necessário. Não tive acesso a esse relatório, mas algumas informações que recebemos nos dão expectativas de que, ainda que parcialmente, o aeroporto possa ser reaberto em outubro", disse Leite.

O terminal de Porto Alegre está sem receber voos desde 3 de maio, quando o Rio Grande do Sul foi assolado por chuvas fortes e enchentes. A tragédia climática fez com que o aeroporto ficasse inundado. Recentemente, teve suas instalações reabilitadas para o embarque e desembarque, mas a pista continua imprópria para receber voos.

Como será o check-in

O acesso ao terminal de passageiros deve ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2, e o ingresso será apenas pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem, neste momento, será feito na área do check-in internacional.

Depois, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. Neste ambiente, deverão seguir a sinalização para se dirigir ao embarque nos ônibus que os levarão à Base Aérea de Canoas.

A inspeção de segurança será feita na área de embarque internacional. De lá, os passageiros vão se dirigir ao embarque nos ônibus que os levarão à Base Aérea de Canoas.

Quem desembarca na Base Aérea é transportado até o Salgado Filho, onde desce na estação de ônibus para retirada de bagagens. Não é possível se deslocar diretamente até a Base Aérea e sair de lá sem acompanhamento das equipes da concessionária da companhia aérea.

O terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3 horas antes do voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.

Algumas operações de alimentação estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda de passageiros no aeroporto.

Pista não liberada

De acordo com o que Metrópoles apurou, a reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre depende de resultados de testes e análises de laboratório que estão em andamento. Engenheiros civis afirmam que as avaliações vão indicar se reparos na pista serão necessários, bem como a dimensão deles.

A reabertura, no melhor dos cenários, conforme a Fraport, concessionária que a plataforma, pode acontecer a partir de dezembro deste ano, de forma gradativa.


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil
KTO
KTO