OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,234 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
29/11/2021 06:35
Mundo

Amazonenses relatam tremor de terra em municípios próximos do Peru

Municípios do Amazonas, como Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga registraram o abalo sísmico. Tremor também foi sentido em Manaus
/ Foto: Victor Yanez/Twitter

Por volta das 6h da manhã deste domingo (28), um terremoto de magnitude 7.5 na escala Ritcher atingiu o Peru, país que faz fronteira com o Amazonas. Moradores de pelo menos três municípios do estado (Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga) também sentiram os tremores.

“Eu estava dormindo, mas ainda senti a cama balançando. A nossa energia também caiu. Minha mãe sentiu muito. A rede em que ela estava ficou balançando. Meus vizinhos ouviram estalos nas casas e a fiação dos postes ficou balançando”, conta Renilson Nascimento, morador de Benjamin Constant. Um dos vasos da residência caiu durante o tremor.

Cenário similar foi vivido por Edison Tenazor, morador de Tabatinga, município que faz fronteira com Santa Rosa, cidade peruana. Ele diz que estavam todos dormindo quando sentiram o tremor e acordaram no susto.

“Saímos assustados sem saber o que estava acontecendo. Abrimos as janelas da casa e vimos que estava tudo tremendo, os fios da rede elétrica da rua balançavam. Ficamos uns 15 segundos sentindo essa sensação ruim”, conta ele.

Nas redes sociais, manauaras também relataram ter sentido o tremor. Cachoeirinha, Vieralves, Parque Dez e Adrianópolis estão entre os bairros onde internautas dizem ter sentido a sensação, ocasionada pelo terremoto no Peru. O mesmo ocorreu em cidades do Acre.

Situação no país vizinho

Segundo a agência AFP, o terremoto ocorreu no centro da Amazônia peruana e se espalhou para o norte e na zona central. As áreas afetadas incluem a região costeira e andina do país, como Cajamarca, Piura, Tumbes, Lambayeque, Ancash e Lima.

Uma das regiões mais atingidas do Peru foi a chamada de Amazonas. Segundo a Defesa Civil, até a manhã deste domingo, haviam sido ao menos 75 pessoas afetadas, mas ainda é só o início das buscas.

 

Nas redes sociais, circularam vídeos que mostraram os momentos de horror ocasionados pelo tremor de terra. Em um deles, é possível ver um homem sendo resgatado dos escombros que antes eram a casa em que ele morava. A residência desabou durante o terremoto.

Fonte: A Crítica


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo
KTO
KTO