OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,597 Arapiraca, AL 17ºC Tempo limpo
Notícias
22/06/2024 08:49
Brasil

Cidade de MG registrou 27 tremores de terra em seis meses

Tremor de magnitude 4, na terça-feira (18), foi o mais forte dos últimos 9 anos na região e foi sentido por moradores
Dois tremores de terra em menos de 11 minutos são registrados em MG / Foto: Reprodução
Redação com G1

O abalo sísmico de magnitude 4 registrado na manhã de terça-feira (18), em Frutal, no Triângulo Mineiro, foi o mais forte dos últimos 9 anos na região, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Apenas em 2024, foram 27 tremores na cidade, segundo o geofísico Juraci Mário de Carvalho, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

Embora todos sejam considerados de baixa magnitude, a quantidade de tremores chama atenção dos especialistas. Em cidades vizinhas, no mesmo período, também foram registrados abalos, mas com uma frequência bem menor, 3 em Planura e 1 em Pirajuba. 

Não foi identificada uma causa específica para tantas atividades sísmicas. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, causados por pressões geológicas da movimentação das placas tectônicas, que são fraturas na crosta terrestre.

 

A ação humana, em alguns casos, também pode causar eventos sísmicos, porém, o geofísico não acredita que seja o caso de Frutal, que não é uma região conhecida por atividades intensas a tal ponto.

 


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil
KTO
KTO