OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,141 Arapiraca, 22ºC Tempo limpo

Notícias

20/07/2019 09:45
Cidades
Doença de Huntington: Feira Grande está entre as cidades do Brasil com maior prevalência
Em agosto vai acontecer, na cidade, o primeiro evento científico sobre o tema; objetivo é oferecer apoio e orientações às famílias com DH
O encontro acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro / Foto: Divulgação
Laís Pita

 Feira Grande em Alagoas, Sobral no Ceará e Ervália em Minas Gerais. Essas são as cidades que apresentam o maior número de casos da Doença de Huntington (DH).

A Doença de Huntington (DH) é uma afecção heredodegenerativa (isto é, herdada geneticamente e progressiva) do sistema nervoso central, cujos sintomas são causados pela perda marcante de células em uma parte do cérebro denominada gânglios da base. Esse dano no cérebro afeta as capacidades: motoras, cognitivas (pensamento, julgamento, memória) e psiquiátricas (humor, equilíbrio emocional, dentre outras).

A DH atinge homens e mulheres de todas as raças e grupos étnicos e, de forma geral, os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos, mas pode atingir também crianças e idosos.

Assista e entenda melhor:

Evento científico em Alagoas

Com o objetivo de promover a integração entre familiares, estudantes e profissionais da área de saúde e afins, fornecendo suporte e fazendo um aprofundamento nas discussões a respeito do convívio com a doença, a caravana da Associação Brasil Huntington Jovem (ABH Jovem) está vindo aqui para o interior de Alagoas para a realização da 2ª Edição do Encontro da Caravana ABH Jovem para famílias afetadas pela Doença de Huntington (DH), justamente na cidade de Feira Grande. A primeira edição aconteceu em Minas Gerais. Este será o primeiro evento científico sobre a DH na cidade alagoana.

O encontro acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. As inscrições foram abertas na última quarta-feira (17). No site do evento é possível conferir a programação geral do evento. É neste mesmo endereço eletrônico que os interessados devem se isncrever. Clique AQUI.

"Acreditamos que, apesar da DH ser uma doença rara, a família não precisa conviver e lidar sozinha com as dificuldades encontradas no dia a dia. Esperamos que com nossas atividades essas famílias possam ter um apoio de diversas formas, além de fortalecer o que nos mantém vivos, a esperança", destacou Valmir Júnior, representante da Associação Brasil Huntington Jovem em Alagoas.

Sobre

A ABH Jovem é um ramo da ABH - Associação Brasil Huntington, formada por jovens brasileiros que, juntos, oferecem suporte presencial em algumas regiões do país, apoio e orientação às famílias com a Doença de Huntington (DH), em especial com a DH Juvenil


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades