OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,611 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado

Notícias

19/09/2021 09:13
Ciência
Passageiros da SpaceX retornam à Terra após três dias no espaço
Turistas espaciais treinaram por apenas seis meses para a viagem AFP
Tripulação em retorno de viagem espacial / Foto: Reprodução/Twitter

 
Os quatro turistas espaciais da SpaceX pousaram no Atlântico, na costa da Flórida, na noite deste sábado (18), após três dias no espaço, concluindo com sucesso a primeira missão orbital da História sem a presença de um astronauta.

A chegada ocorreu conforme planejado, pouco depois das 23h GMT, segundo um vídeo divulgado pela empresa de Elon Musk. Quatro grandes paraquedas retardaram a descida da cápsula, e embarcações da SpaceX seguiram imediatamente para resgatá-la, antes que a escotilha pudesse ser aberta para o desembarque dos ocupantes.

RETORNO DE TURISTAS ESPACIAIS:

A equipe da missão será transportada de helicóptero até o Centro Espacial Kennedy, de onde decolou na última quarta-feira a bordo de um foguete Falcon 9. "Foi uma viagem e tanto para nós, e estamos apenas começando", declarou o capitão bilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem.

"Felicitações, Inspiration4", tuitou o CEO da SpaceX, Elon Musk. O objetivo declarado da missão Inspiration4 era promover a democratização do espaço, ao provar que o cosmos é acessível a equipes que não são escolhidas a dedo nem passam por treinamentos de anos.

Isaacman, que pagou à SpaceX dezenas de milhões de dólares, ofereceu os outros três lugares a desconhecidos: Hayley Arceneaux, uma enfermeira de 29 anos; Sian Proctor, uma professora de 51 anos; e Chris Sembroski, 42, veterano da Força Aérea dos Estados Unidos.

A cápsula Dragon viajou mais longe do que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita de 575 quilômetros de altitude, e circulou o planeta mais de 15 vezes a cada dia.

TREINAMENTO

Os quatro passageiros treinaram por apenas seis meses para a viagem, enquanto os astronautas passam anos se preparando. Uma vez em órbita, tiveram dados como frequência cardíaca, sono, saturação de oxigênio no sangue e habilidades cognitivas colhidos, os quais deverão ajudar a compreender melhor o efeito do ambiente espacial nos iniciantes.

A equipe também apreciou a vista através de uma nova cúpula de observação instalada na Dragon, pôde conversar com o ator Tom Cruise, comeu pizza e se deleitou com a ausência de gravidade.

A missão também arrecadou fundos para o hospital pediátrico St. Jude, que fica no estado americano do Tennessee, onde Hayley Arceneaux trabalha e foi tratada de um câncer quando era criança.

O pouso marcou a terceira vez que a empresa de Elon Musk levou e trouxe de volta pessoas ao espaço, após o retorno de duas missões da Nasa, uma em agosto de 2020 e outra em maio deste ano. Ambas trouxeram astronautas que estavam na ISS. Ao contrário dos astronautas da Nasa, os membros da missão Inspiration4 não foram para a ISS, mas permaneceram em órbita ao redor da Terra.

A SpaceX prevê outros voos de turismo espacial, incluindo um em janeiro de 2022, que deve transportar três empresários até a ISS.

Fonte: Diário do Nordeste


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência