OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,158 Arapiraca, AL 29ºC Tempo nublado
Notícias
03/08/2020 08:45
Ciência

Astronautas da Nasa aterrissam em alto-mar pela primeira vez em 45 anos

Crew Dragon foi desconectada da Estação Espacial Internacional no sábado e, nesse domingo (02), pousou com sucesso sobre as águas do Golfo do México

 Na noite do último sábado (01), os primeiros astronautas a chegarem ao espaço a bordo de uma nave da SpaceX desconectaram a Crew Dragon da Estação Espacial Internacional (ISS) e começaram a se preparar para retornar à Terra. A aterrisagem da equipe, afinal, envolveu uma série de desafios: pela primeira vez em 45 anos, o pouso de astronautas norte-americanos ocorreu em alto-mar, em um procedimento chamado de splashdown ou amaragem. A última vez que astronautas aterrissaram dessa forma foi em 1975, na missão Apollo-Soyuz, uma colaboração entre Estados Unidos e União Soviética.

Além disso, a tempestade tropical Isaias que se alastra na costa leste da Flórida, próxima ao local de pouso da equipe, também era uma ameaça ao pouso. Apesar dos riscos, a aterrissagem foi feita com sucesso no extremo oeste do mesmo estado norte-americano, na costa de Pensacola, Golfo do México, onde as previsões climáticas eram favoráveis. O pouso ocorreu às 15h48 (horário de Brasília).

Crew Dragon é retirada do mar do Golfo do México (Foto: Reprodução/Nasa)

A queda da equipe foi desacelerada com sucesso e segurança por meio de quatro paraquedas acoplados à nave. Próximo ao local, equipes de resgates aguardavam a chegada dos astronautas da Nasa, Bob Behnken e Doug Hurley, que passaram dois meses na ISS. "A parte mais difícil foi nos lançar, mas o mais importante é nos levar para casa", disse Behnken durante a missão espacial.

Fonte: Galileu

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência