OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,993 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
01/12/2020 13:15
Ciência

Evento astronômico não visto há 800 anos ocorre em dezembro

Alinhamento entre Júpiter e Saturno fará os dois corpos celestes parecerem um planeta duplo
Planetas estarão separados por um quinto do diâmetro da lua cheia / Foto: Reprodução | Nasa

 Mesmo no fim do ano, 2020 segue sendo atípico. Pela primeira vez desde a Idade Média, os habitantes da Terra vão poder observar Júpiter e Saturno se alinharem a ponto de parecerem um planeta duplo. O fenômeno poderá ser observado na noite de 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol.

Se as condições climáticas se mostrarem favoráveis, o raro evento astronômico poderá ser visto de qualquer parte do mundo, especialmente em regiões próximas ao Equador. Segundo Patrick Hartigan, astrônomo da Rice University, para a maioria dos observadores de telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no campo daquela noite.

– Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno – afirmou, incentivando os observadores a não perderem a chance.

Hernando Guarín, diretor da Rede Colombiana de Astronomia, explica que o fenômeno é tão excepcional devido ao movimento dos três planetas.

– A Terra leva um ano para dar volta no Sol; Júpiter leva 12 anos e Saturno, 30 anos. Isso torna difícil que o fenômeno aconteça com regularidade – informou em entrevista à BBC.

Após 2020, a conjunção entre Júpiter e Saturno só acontecerá da próxima vez no dia 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla só fará uma aparição semelhante em 2400.

Fonte: Pleno News


KTO
KTO
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Ciência
KTO
KTO