OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,167 Arapiraca, AL 32ºC Parcialmente nublado
Notícias
03/08/2022 07:58
Curiosidades

5 dicas para você se destacar na sua próxima entrevista de emprego

Seja honesto nas informações do seu currículo e também nas suas respostas durante a entrevista.
5 dicas para você se destacar na sua próxima entrevista de emprego / Foto: Reprodução
Reprodução

Como encarar uma entrevista de emprego? Quando você é aprovado para a segunda etapa de um processo seletivo, significa que você acertou no seu modelo de currículo e causou uma boa impressão no seu futuro empregador. O famoso “CV” é o primeiro contato do empregador com o candidato, então é essencial que este seja objetivo e assertivo. Currículo aprovado, é hora de se preparar para a entrevista para garantir a sua vaga.

O mercado de trabalho no Brasil

Segundo dados do Governo Federal, o mês de março de 2022 encerrou como o terceiro mês consecutivo na geração de empregos formais no país, com destaque para os setores de serviço, construção, indústria e comércio. Além destes setores, o mercado de trabalho para a área de tecnologia continua aquecido e algumas das profissões do futuro se enquadram nesta área. Para aqueles que ainda não decidiram que carreira seguir ou desejam mudar de profissão, essa é uma área muito promissora e com salários atrativos.

Apesar dos dados positivos, é preciso lembrar que em determinadas áreas de atuação a concorrência para uma vaga de emprego é muito grande. Atualmente a taxa de desemprego no Brasil está em cerca de 11%. Portanto, é preciso se qualificar com cursos com credibilidade e que fazem a diferença para a sua carreira. Ter qualificação profissional é tão importante quanto ter experiência. Então não perca a oportunidade para dar um upgrade na sua formação para conquistar a sua vaga no mercado de trabalho.

Como se destacar em uma entrevista de emprego

Não importa se é a primeira entrevista da sua carreira ou se você já passou por essa experiência várias vezes. Estar bem preparado para essa etapa é fundamental para se destacar, deixando uma boa impressão nos recrutadores. Fique atento às nossas dicas para você se destacar na sua próxima entrevista de emprego!

Dica #1: Saia na frente e crie um site pessoal!

Hoje em dia, é muito importante demonstrar aos seus recrutadores que você está antenado com as últimas tendências do mercado. Desta forma, o antigo currículo em formato .doc ou .pdf pode não ser a melhor opção para todos os casos, tendo em vista as novas oportunidades disponíveis para que você consiga alguns pontos de vantagens na frente dos concorrentes.

Um site pessoal, que pode ser criado facilmente em algumas plataformas, inclusive de forma gratuita, é uma excelente maneira para poder mostrar um pouco mais da sua carreira de forma simples e efetiva. Além de ser muito mais personalizado e, com isso, conseguir mostrar mais sobre você, um site pessoal também pode agregar mais interatividade, prendendo a atenção do recrutador. Invista no seu site, mas não se esqueça: é importante que ele esteja visualmente coerente e fluido!

Dica #2: Conheça a vaga e a empresa para a qual está se candidatando

Conheça os detalhes da vaga e demonstre conhecimento sobre a execução do trabalho. Caso tenha dúvidas, pergunte! Seja humilde em reconhecer que desconhece algum processo e demonstre interesse em aprender.

Pesquise sobre a empresa e tente identificar aspectos em comum entre a missão, visão e valores da empresa e as suas motivações profissionais.

Dica #3: Tenha domínio sobre cada sessão do seu currículo

Saiba explicar cada detalhe da sua jornada profissional, suas competências e suas qualificações. Caso você esteja começando sua vida profissional, dê destaque para sua jornada educacional ou experiências pessoais positivas para seu desenvolvimento. Se você está mudando de carreira, vale a pena esclarecer os motivos e dizer como sua experiência prévia pode ser positiva para essa nova fase.

Faça comentários pertinentes e objetivos sobre o que te motivou a trabalhar em determinado cargo, se desligar de uma empresa ou realizar certo curso. Isso ajudará o entrevistador a te conhecer melhor profissionalmente e saber se você se encaixa no perfil da empresa.

Dica #4: Aparência visual

Saber se vestir adequadamente para a entrevista de emprego é fundamental. Não é preciso exagerar na formalidade se a empresa que está oferecendo a vaga tem um perfil mais despojado. Ao pesquisar sobre a empresa (dica #2) você descobrirá como é o ambiente de trabalho e poderá escolher o modelo mais adequado. Uma dica para não errar na escolha é optar por roupas confortáveis e com cores neutras e evitar o uso excessivo de acessórios. Além disso, outra parte importante da aparência é a linguagem corporal, por isso tente agir de forma profissional e confiante. Se o nervosismo aparecer, não tenha medo de fazer um breve comentário sobre isso a fim de justificar a tensão corporal. Mantenha uma boa postura ao sentar-se e sempre olhe nos olhos do seu futuro empregador.

Dica #5: Prepare-se para perguntas e respostas

perguntas que são clássicas para qualquer vaga de emprego. Por mais que você já tenha ouvido e respondido tais perguntas em outras entrevistas, sempre vale a pena recordar e treinar as respostas. Conhecendo os detalhes da vaga, o perfil da empresa e seu próprio perfil profissional, você poderá elaborar respostas mais apropriadas e demonstrar mais confiança sem se sentir perdido em meio às próprias palavras ou parecer um robô no modo automático.

Dica #bônus: Jamais minta

Seja honesto nas informações do seu currículo e também nas suas respostas durante a entrevista. Se você ainda não possui certa experiência ou conquista profissional relevante, reverta a situação ao seu favor e demonstre o quanto você deseja e está apto para aceitar novos desafios e crescer junto com a empresa. Destaque suas qualificações e trajetória profissional sem aumentar ou diminuir e seja realista. Isso evitará constrangimentos futuros.

Para finalizar, lembre-se de que não adianta causar boa impressão apenas na entrevista de emprego, e sim em todos os dias após conquistar a vaga tão sonhada. Boa sorte!
 

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Curiosidades
KTO
KTO