OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,204 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
04/03/2020 15:57
Economia

Agência Desenvolve disponibiliza microcrédito para pequenos comerciantes de Arapiraca

Vendedores ambulantes, feirantes e demais pequenos comerciantes podem ter acesso a empréstimos da Desenvolve
Humberto Lira, presidente da Desenvolve, na bancada do Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca / Foto: Flaviana Costa/Diário Arapiraca
Flaviana Costa

Na manhã desta quarta-feira (4), o presidente da Desenvolve, Humberto Lira, participou do Programa Show de Notícias, da Rádio 96 Fm Arapiraca, para falar sobre as ações da agência que visa fomentar o comércio em Arapiraca.

Na bancada do Show de Notícias, apresentado pelo radialista Isve Cavalcante, juntamente com Marcos Porto e Fabiana Farias, Humberto Lira explicou como a agência funciona e a quem pode atender.

“A Desenvolve é uma agência de fomento ao desenvolvimento local que foi criada em 2005 pelo Governo do Estado de Alagoas. Em 2009, a Desenvolve iniciou sua atuação, mas foi a partir de 2014, no governo Renan Filho, que a agência começou a atender as demandas. Já aplicamos mais de 20 milhões de reais”, explicou o presidente da Desenvolve.

O governo do Estado é o principal acionista da Desenvolve, que é regulamentada pelo Banco Central do Brasil. De acordo com Humberto Lira, a Desenvolve tem o direcionamento para o microcrédito. “Ela veio para fomentar o comércio, os pequenos comerciantes, os informais, fazendo com que eles tenham acesso ao crédito de maneira menos burocrática do que no sistema tradicional”, destacou.

Humberto Lira assumiu a presidência da Desenvolve em junho de 2019. “Nossa missão é fazer a Desenvolve cumprir o objetivo para o qual ela foi criada, que é fomentar a economia e a geração de emprego e renda no estado”, enfatizou.

Segundo o presidente da Desenvolve, a agência empresta dinheiro de forma menos burocrática do que os bancos tradicionais. “Toda a população pode ter acesso a empréstimo da Desenvolve, principalmente os micro e pequenos empresários. Em novembro do ano passado, nós lançamos o Programa Aval Solidário aqui em Arapiraca, onde trabalhamos com feirantes e vendedores ambulantes”, apontou Humberto Lira.

Segundo ele, o Aval Solidário desburocratiza a negociação do empréstimo e funciona da seguinte forma. “Digamos que eu seja um pequeno comerciante. Eu posso me juntar com mais três ou quatro pequenos comerciantes e nós podemos pedir um empréstimo a Desenvolve em conjunto. Cada um de nós pode pedir um valor diferente de empréstimo, mas o boleto será um só para todos nós, ou seja, o empréstimo deve ser pago em conjunto, em um único boleto. No caso de atraso, todos nós estaremos atrasados. É preciso haver confiança entre nós para que ninguém seja prejudicado. Mas cada um só paga o valor correspondente ao seu empréstimo e o valor de cada um é creditado em sua conta individualmente. Então, nós somos os avalistas de nós mesmos, por isso o nome Aval Solidário, explica Humberto Lira, destacando que a taxa de juros não tem comparação com o sistema bancários tradicional.

Isve Cavalcante entrevista Humberto Lira / Foto: Flaviana Costa/Diário Arapiraca

Os vendedores ambulantes, feirantes e demais pequenos comerciantes podem ter acesso a empréstimos da Desenvolve. “Nós temos linhas de crédito diferenciadas, mas, no momento, estamos direcionando para o microcrédito, porque este tipo de crédito fomenta a economia local, apontou o presidente da agência.

De acordo com Humberto Lira, é importante ressaltar que cada um do grupo de pequenos comerciantes que vai pedir empréstimo a Desenvolve precisa justificar o motivo do empréstimo. “O empréstimo só pode ser concedido ao pequeno comerciante que vai aplicar o valor recebido no seu negócio com o intuito de gerar renda. Um detalhe importante é que o pequeno comerciante informal também pode solicitar empréstimo a Desenvolve, basta provar que tem um pequeno comércio”, explica.

“Nós tivemos contato com os ambulantes, com a associação dos ambulantes de Arapiraca e fizemos uma avaliação sobre quanto cada ambulante que pediu empréstimo iria precisar para aplicar como capital de giro. Nós também trabalhamos com a educação financeira, dizendo como o pequeno comerciante pode tirar o empréstimo, para que ele tem que tirar o empréstimo e o que ele tem que fazer com o valor recebido. Isso porque o dinheiro que a gente empresta precisa retornar para que nós possamos emprestar para outro pequeno comerciante que está precisando. Aqui em Arapiraca nós estamos sem atraso, sem inadimplência, justamente porque um cobra do outro dentro do grupo que fez o empréstimo e assim ninguém atrasa”, destaca Humberto.

Segundo ele, o lema da Desenvolve é emprestar pouco para muitos. “Quando você empresta para um pequeno comerciante de Arapiraca, por exemplo, 2 mil reais, ele vai comprar a um comerciante maior do que ele aqui na cidade e este vai comprar ao maior distribuidor daqui de Arapiraca. O distribuidor daqui é que vai comprar lá fora, mas, a partir daquele empréstimo de 2 mil reais, já houve geração de emprego, de renda e assim o dinheiro circulou na comunidade. Ou seja, o microcrédito circula na cidade, na cadeia produtiva local, fomentando a economia e melhorando a qualidade de vida da população”, explicou Humberto Lira.

A Desenvolve tem um ponto de atendimento na agência da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) em Arapiraca, que fica localizada no Largo Dom Fernandes Gomes, ao lado da Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, no Centro da cidade. “Lá nós temos uma pessoa para receber as propostas de pedido de empréstimo”, ressaltou o presidente da Desenvolve.

 

 

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia
KTO
KTO