OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,133 Arapiraca, AL 22ºC Tempo nublado
Notícias
27/06/2022 15:01
Economia

Em votação,conselho aprova Caio Paes de Andrade para presidência da Petrobras

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (27), por sete votos a três, a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da empresa
Secretário de desburocratização do governo federal, Andrade foi indicado há um mês, mas a troca tem esbarrado nos trâmites legais definidos para a substituição / Foto: reprodução
Redação por G1

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (27), por sete votos a três, a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da empresa.
Também nesta segunda, o nome de Andrade foi aprovado, por oito votos a dois, para compor o próprio Conselho de Administração da estatal.

O nome de Andrade ainda precisa ser ratificado em assembleia de acionistas da Petrobras, o que deve ocorrer dentro de 30 dias. Entretanto, isso não impede que ele já assuma a empresa. E o governo tem maioria na assembleia.

Secretário de desburocratização do governo federal, Andrade foi indicado há um mês, mas a troca tem esbarrado nos trâmites legais definidos para a substituição.

Saiba mais sobre o novo presidente da Petrobras

Caio Paes de Andrade é considerado uma solução rápida e segura, já que para ingressar na gestão Jair Bolsonaro já havia se desligado de empresas e investimentos que poderiam ser questionados pela companhia.

Formado em Comunicação Social, mas com pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e mestrado em administração de empresas pela Duke University, ele trocou a iniciativa privada pela área pública em 2019, quando assumiu a presidência do Serpro. Em agosto de 2020, passou a ser o responsável pela transformação digital do governo, comandando a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e governo digital.

Na iniciativa privada, destacou-se ao adquirir, em 1999, um provedor de internet chamado STI, que era o terceiro maior naquele momento em que a internet ainda engatinhava no país. Ao comprar outros 11 provedores de acesso, criou a PSTNet.

Em 2000, fundou a Webforce Ventures, que tornou-se uma das principais holdings de investimento em TI no Brasil. Também foi CEO do HPG, serviço de hospedagens da internet brasileira que foi adquiro pelo iG em 2002.

Desde janeiro de 2021 ele é membro do conselho da Pré-Sal Petróleo (PPSA), estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) e criada em 2013 para fazer gestão dos contratos de partilha de produção, gestão da comercialização de petróleo e gás natural e representar a União em acordos de individualização da produção.

Foi a primeira experiência de Paes de Andrade no setor de petróleo. As regras de governança da companhia apontam a necessidade de uma experiência de dez anos no setor.

Além disso, Caio Paes de Andrade é membro do Conselho de Administração da Embrapa, representando o Ministério da Economia na estatal de pesquisa agropecuária desde outubro de 2020

Fonte:g1


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia