OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,242 Arapiraca, AL 23ºC Tempo nublado
Notícias
20/01/2022 18:15
Economia

Qual a melhor maneira de comprar um caminhão?

Comprar de forma planejada e a melhor forma para adquirir o seu caminhão com mais segurança!
Qual a melhor maneira de comprar um caminhão? / Foto: Reprodução
Reprodução

Você pretende comprar um caminhão? Essa é uma aquisição que deve ser bem planejada, assim como todas as finanças de um negócio. Encontrar o melhor modelo também pode fazer grande diferença no faturamento da empresa.

Confira neste artigo cinco passos para você encontrar a melhor maneira de comprar um caminhão e acertar na sua escolha.

Prepare-se financeiramente

Seja para iniciar um negócio, seja para trocar ou renovar a frota, primeiro calcule suas despesas atuais. Depois, defina um orçamento no qual, a partir dele, você poderá saber que tipo de caminhão pode investir.

Por fim, lembre-se sempre de avaliar o custo total da aquisição. Os veículos pesados são uma compra de alto valor. Dependendo da forma de pagamento, pode incluir juros que fazem o caminhão custar ainda mais caro — como no financiamento.

Saiba o melhor momento para comprar um caminhão

Comprar caminhão é um investimento. Portanto, o melhor momento sempre será quando a troca ou um novo veículo desse porte trará retorno. Alguns cenários positivos para isso são:

• quando surgem novos negócios;
• quando há uma oferta de cargas maiores;
• quando suas condições financeiras são favoráveis;
• quando um veículo precisa ser trocado por desgaste.

Escolha o modelo do caminhão

A escolha do modelo do caminhão pode fazer grande diferença em seu negócio. Fatores como tamanho, consumo e estado de conservação influenciam diretamente no faturamento líquido de uma empresa.

Os caminhões geralmente são classificados por sua capacidade de carga. Confira alguns tipos mais comuns:

• Veículo Urbano de Carga (VUC): até 3 toneladas de carga;
• Caminhões ¾: até 4 toneladas;
• Semipesado: 6 toneladas;
• Pesado: 10 a 14 toneladas;
• Carreta: até 45 toneladas;
• Caminhão combinado: até 74 toneladas.

Além de escolher o melhor modelo para suas necessidades, procure um fornecedor de confiança e a melhor forma de pagamento.

Faça um test drive

O test drive é a melhor maneira de avaliar na prática a qualidade de um caminhão. Talvez não seja você quem vá usar o caminhão no dia a dia e, por isso, leve em conta a opinião dos motoristas de sua empresa — especialmente se o veículo for usado.

Durante os testes, procure passar por trajetos mais desafiadores. Verifique os freios, a direção, o desempenho nas subidas, a situação do câmbio e confira o campo de visão.

Encontre a melhor modalidade de compra de caminhão

Depois de se planejar e pesquisar com cuidado o modelo que melhor atende a suas necessidades, é bom conhecer as formas de pagamento para acertar na decisão. Confira a seguir mais detalhes sobre pagamento à vista, financiamentos, leasing e consórcio.

Comprar caminhão à vista

A compra de caminhão à vista apresentou um crescimento no Brasil. No primeiro trimestre de 2021, essa forma de pagamento representou 29% das compras, contra 19% do mesmo período do ano anterior.

Pagar à vista é a melhor forma de economizar com juros e evitar dívidas de longo prazo. No entanto, isso depende da capacidade financeira de cada um e do planejamento da compra enquanto um investimento.

BNDES

O BNDES — Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social possui alguns programas de financiamento que facilitam a compra de um caminhão. Confira dois deles:

• BNDES Finame: é um financiamento para aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas;

• BDNES Procaminhoneiro: iniciativa do BNDES para a redução de juros e aumento de prazo para a aquisição de veículos novos ou usados.

CDC

O CDC — Crédito Direto ao Consumidor é a opção de crédito mais buscada para financiar caminhões. Sua vantagem é ser menos burocrática que o BNDES Finame. O lado negativo é que também possui juros e muitas vezes um prazo curto para pagar.

Leasing ou locação

Não é uma compra, mas um modelo de negócio que funciona como uma espécie de empréstimo dos veículos que a empresa precisa, mediado por um contrato estabelecido entre empresa e locadora.

Consórcio de caminhão

O consórcio de caminhão combina algumas vantagens de comprar à vista com as facilidades do financiamento — conheça:

• você compra um caminhão sem juros;
• não é preciso dar entrada;
• os prazos são maiores e as parcelas são menores;
• possibilidade de antecipar a contemplação por lance.

Nessa modalidade, o consorciado paga uma parcela mensal e pode ser sorteado todos os meses para receber a carta de crédito, que permite retirar o caminhão antes mesmo de pagar todas as parcelas.

As parcelas devem ser pagas até o fim do contrato, mas, após a contemplação, você já pode usar seu novo caminhão para rodar e aumentar o faturamento de sua empresa.

Se você quer fazer uma compra planejada e que lhe dê segurança financeira, o consórcio de caminhões é a melhor maneira de comprar esse tipo de veículo. Agora que você já conhece todas as formas e vantagens, aproveite para adquirir o seu caminhão com mais segurança!
 

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia