OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,005 Arapiraca, AL 33ºC Tempo nublado
Notícias
25/03/2021 12:02
Educação

Professores de AL ganham suporte para manter alunos na ativa durante a pandemia

Parceria entre MEC e o Programa Impulsiona, oferece, gratuitamente, mais de 70 materiais para aulas online e presenciais, gratuitamente, pelo site www.impulsiona.org.br
Antes da pandemia, professores trabalhavam mais em quadra / Foto: Divulgação Assessoria
Laís Pita com Assessoria

 Para estimular o conhecimento e as práticas desportivas nas aulas durante a Pandemia e beneficiar milhares de crianças e adolescentes em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo mais de70 materiais voltados aos professores de Educação Física do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Desenvolvidos em parceria com o Programa Impulsiona, os conteúdos servem para aulas online ou presenciais e apresentam sugestões de esportes, jogos e brincadeiras seguras. O download está disponível, gratuitamente, pelo site www.impulsiona.org.br.

Os professores tanto poderão compartilhar os arquivos diretamente com seus alunos, quanto usar como fonte de consulta durante as aulas.

Aprovação 

A iniciativa foi bem acolhida por professores da Rede Pública Estadual de Alagoas, que já utilizavam a plataforma em suas práticas, como é a professora Erielza Homero, equipe de nado artístico do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

“A plataforma é super válida para todos nós profissionais de Educação Física, independente da escola seja ela estadual, municipal ou particular. Já utilizo e sigo muitas orientações a respeito dos conteúdos das aulas, protocolos de segurança contra a Covid-19, além de participar de alguns webinários com temáticas muito interessantes”, sugere Erielza.

Para Getúlio Peplau, que atua na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, a plataforma somará às práticas já em desenvolvimento. “O site é muito bom, já fiz cursos, inclusive de atualização com a BNCC. Ainda não acessei este conteúdo oferecido pelo MEC, mas, neste momento, todo auxílio é válido e acredito que, de alguma forma, poderemos aproveitar as orientações”, elogia.

Reinvenção 

Com turmas que vão desde os anos finais do ensino fundamental até o médio, Getúlio conta que ele e outros professores trabalham de forma integrados nos laboratórios de aprendizagem. “Estamos voltados sobretudo para o Enem, mas, também tenho orientado outras práticas. Um dos temas trabalhados é o Exergames, que é um tipo de jogo que obedece ao movimento corporal do aluno. Temos jogos de dança, de futebol, de luta e ação, onde é preciso se manter em movimento”, explica o professor.

Outro educador que buscou se reinventar frente ao novo cenário da pandemia é Agilson Alves, professor da Escola Estadual Mota Trigueiros. “Enquanto professores de educação física, sempre estivemos mais acostumados às atividades práticas na quadra. A pandemia nos fez experimentar recursos que já existiam, mas que quase não usávamos. Precisamos aprender novas formas de passar conteúdos aos nossos alunos, seja por meio de aplicativos, redes sociais, vídeos. Tenho certeza que, quando voltarmos às aulas presenciais, seremos profissionais melhores”, assegura Agilson, que também atua na rede municipal.

Confira a lista dos 10 conteúdos mais acessados até agora:

1) Como usar filmes nas aulas de Educação Física a distância

2)Cadernos de rotinas (esportes, zen e jogos & brincadeiras) para crianças e adolescentes na pandemia

3) Sedentarismo: como explicar para os alunos e combatê-lo

4) Retorno às aulas presenciais com atividades físicas seguras

5) Ideias de Educação Física para o Ensino Médio

6) Como fazer uma videoaula ou aula online

7) Boliche em casa

8) Ideias para impulsionar as aulas remotas

9) Yoga e Meditação na Educação Física

10) Webinários Impulsiona & MEC


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação