OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,182 Arapiraca, AL 30ºC Parcialmente nublado
Notícias
13/11/2020 18:57
Eleições

Auditoria das urnas: sorteio neste sábado definirá quais serão auditadas

As urnas sorteadas para a auditoria de funcionamento serão levadas para o TRE no mesmo dia do sorteio e, em suas respectivas zonas eleitorais
/ Foto: Reprodução
Redação com assessoria

Neste sábado (14), véspera do 1º turno das Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) vai sortear seis seções eleitorais do Estado, sendo as três primeiras sorteadas submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e, as demais, à auditoria medicante verificação de autenticidade e integridade dos sistemas. A audiência pública de sorteio será conduzida pelo juiz Ivan Vasconcelos Brito Júnior, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2020. Ela acontecerá no auditório do Pleno do TRE/AL, a partir das 9h.

Para a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, pelo menos 1 (uma) seção eleitoral sorteada deverá ser da capital. O Ministério Público Eleitoral acompanha todo o procedimento. Também são convidados os partidos políticos e coligações envolvidos no pleito e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Em razão do protocolo sanitário adotado pela Justiça Eleitoral, haverá limitação do número de pessoas no recinto, com a presença somente dos representantes exigidos pela legislação.

Sorteio

As urnas sorteadas para a auditoria de funcionamento serão levadas para o TRE no mesmo dia do sorteio e, em suas respectivas zonas eleitorais, o juiz eleitoral providenciará a preparação de urna substituta para o funcionamento nas seções eleitorais. Cédulas de papel serão preenchidas (considerando os candidatos registrados de cada município sorteado) e serão colocadas em urnas de lona no decorrer da tarde do sábado. Logo após, essas urnas serão lacradas.

No dia da eleição (15), a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas fará a correspondência entre o voto assinalado na cédula eleitoral (voto manual) e o voto inserido na urna (voto eletrônico), no dia da votação, em condições normais de uso. O resultado dos votos digitados na urna confrontados com o resultado apresentado no boletim de urna impresso da urna deverá ser igual, atestando a lisura no processo de captação e totalização dos votos.

Também no domingo, às 6h, nas seções eleitorais sorteadas, antes do início da votação e da impressão da zerésima, acontece a auditoria de verificação de autenticidade e integridade dos sistemas das urnas, que visa legitimar a integridade dos sistemas dos softwares instalados nas urnas de votação.

Nesse procedimento será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser conferidas com as que estarão disponíveis no site do TSE

(https://www.tse.jus.br/eleicoes/urna-eletronica/seguranca-da-urna/hash/resumos-digitais-hashes-das-eleicoes-2020-1o-e-2o-turnos), para checagem se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Eleições
KTO
KTO