OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,161 Arapiraca, AL 23ºC Parcialmente nublado
Notícias
29/06/2022 20:44
Entretenimento

3 festas regionais para conhecer no Nordeste

O Nordeste possui infinitas riquezas naturais e culturais, mas você sabe quais as principais festas para conhecer na região? Confira
3 festas regionais para conhecer no Nordeste / Foto: Reprodução
Reprodução

O Brasil é um país com muitas tradições e cada região tem a sua particularidade. A cultura nordestina tem o seu diferencial, afinal, o Nordeste, culturalmente falando, é o mais diversificado do território brasileiro.

Quer conhecer melhor sobre essa região? Aproveite a leitura a seguir e fique de olho na dica de três festas nordestinas que você não pode deixar de conhecer.

Dicas de festas nordestinas

Devido à sua mistura e interação cultural dos negros, índios e colonizadores portugueses, o Nordeste possui uma vasta cultura local, que envolve arte, dança, literatura popular, crenças, costumes, cultos religiosos e hábitos que são passados de geração em geração, tornando a região rica de acervo cultural.

As festas nordestinas são um assunto à parte. Abaixo, separamos 3 festas que qualquer turista precisa ir, pelo menos uma vez na vida. Veja:

• As festas juninas são as principais manifestações culturais do Nordeste, que faz homenagem a três santos católicos, são eles: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).

Responsável por agitar a economia local de toda a região, as festas chegam a reunir mais de 2 milhões de pessoas nos estados que compõem o Nordeste. Durante as festividades, há muitas danças características, como quadrilha e forró e decorações que envolvem balões e bandeiras de cores vibrantes e alegres.

As comidas típicas também são bastante tradicionais, entre elas a canjica, a pamonha, o bolo de milho, o pé de moleque, o quentão e os caldos;

• Bumba meu Boi: essa festa inspirada na lenda folclórica do Bumba meu Boi, acontece desde o século XVIII, em São Luís, no Maranhão, nos meses de Junho e Julho e é a principal festa de cultura popular da região. Ela faz homenagem aos santos juninos, São João, São Pedro e São Marçal.

Durante a celebração, as pessoas se reúnem para cantar e dançar com muitas coreografias e acessórios com bois bordados. A festividade mistura crença, fé, mitos, música e dança. Em 2019, o Bumba meu Boi recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade;

• Lavagem do Bonfim: é uma das maiores festas religiosas que acontecem na Bahia. Realizada sempre em uma quinta-feira do mês de janeiro, a tradicional lavagem da Igreja do Bonfim conta com as baianas que despejam água de cheiro nos degraus da escadaria e do adro, em um ritual de muita fé e esperança.

Todo ano a festividade reúne cerca de 800 mil pessoas, todas vestidas de branco no Alto da Colina Sagrada.

Outra festa tradicional do Nordeste é o Carnaval, festa que ocorre em todo o Brasil, mas que em Olinda possui um significado e uma expressão cultural muito forte com blocos tradicionalíssimos como o Galo da Madrugada.
 

 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Entretenimento