OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 98876-8488 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,016 Arapiraca, AL 24ºC Tempo nublado
Notícias
16/09/2021 18:18
Justiça

Justiça Federal participa da Sexta Semana da Inclusão a partir do dia 20

Programação será realizada no formato virtual em parceria com a Escola Cecília Meireles
/ Foto: Divulgação
Assessoria

A Justiça Federal de Alagoas (JFAL), em parceria com a escola Cecília Meireles, irá realizar a Sexta Semana de Inclusão. Intitulada “Diversidade e equidade”, o evento acontecerá na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de, com o objetivo de implementar ações de sensibilização, a fim de fomentar maior conscientização e mudanças de atitude que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário e na sociedade em geral.

Voltada para pais, profissionais da educação, servidores e público em geral, a Semana da Inclusão estará focada em discutir questões como surdez, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Transtorno desafiador de oposição (TOD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “São questões que fazem parte da realidade social e que precisam de atenção e de debates, daí o envolvimento do Judiciário na divulgação e participação na programação”, explica o juiz federal Felini de Oliveira Wanderley, que irá mediar algumas das palestras. “A programação deverá proporcionar uma troca de informações e experiências”, acrescenta o magistrado.

Pela primeira vez, o evento acontece em parceria com a JFAL. “É uma oportunidade para discutir de maneira ampla, com a sociedade, a necessidade de uma permanente política de inclusão. Somente assim as pessoas podem ter outros olhos para essa questão e aceitar de forma mais igualitária, com oportunidade para todos”, finaliza Felini Wanderley.

A Semana da Inclusão será realizada no formato virtual e transmitida ao vivo, através do canal da Justiça Federal no YouTube, com certificação de 12 horas para os participantes. A inscrição somente será obrigatória para aqueles que necessitam obter o certificado de participação e poderá ser feita através do endereço eletrônico http://www.jfal.jus.br/concursos/eventoscursos.

A abertura da Sexta Semana da Inclusão acontece na segunda-feira, 20 de setembro, às 18h45. Após a apresentação inicial, às 19h Tatiana Takeda (GO) fará a palestra “Inclusão escolar em tempos de pandemia” e, em seguida, o juiz federal Antônio Araújo (AL) abordará o tema “Poder Judiciário e inclusão”. No dia 21, a partir das 19h30, Cláudio Cerqueira (AL) fará a palestra “O que são TDAH e TOD e quando estão relacionados”. No dia 22, a palestra será com Juliana Luciani (AL) e o tema “Escola inclusiva x escola bilíngue: uma nova realidade a partir da LDB”.

A programação prossegue no dia 23, sempre às 19h30, com Joze Alana Tenório (AL), que fará a palestra “Meu filho tem autismo, e agora? Passo a passo após o diagnóstico”.

No encerramento da Sexta Semana da Inclusão, no dia 24, Paulo da Luz (PB) vai falar sobre “Direito à saúde e autismo - considerações sobre a saúde pública e suplementar”. A programação contará com mediações do juiz federal Felini Wanderley e do jornalista e advogado Elias Ferreira.

Léa Carvalho Barros, coordenadora pedagógica da escola Cecília Meireles, considera que a convivência com as diferenças propicia o trabalho com a diversidade. “Somente assim conseguiremos formar cidadãos conscientes da importância do respeito à diversidade em seu conceito mais amplo”, afirma.

Com exceção da abertura, no dia 20, que começa às 18h45, a programação será realizada a partir das 19h30 e será toda transmitida pelo canal da Justiça Federal no YouTube, através do endereço https://tinyurl.com/canaljfal. 


winz.io
winz.io
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Justiça