OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 4,142 Arapiraca, 31ºC Tempo nublado

Notícias

23/07/2019 09:19
Mundo
Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido
Ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e ex-prefeito de Londres era o favorito ao cargo. Ele assume em cenário de crise política
Boris Johnson é ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido / Foto: REUTERS/Hannah McKay

 O político conservador Boris Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e ex-prefeito de Londres, foi eleito o 77º premiê britânico nesta terça-feira (23), após as primárias dentro do Partido Conservador. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Johnson era o favorito à frente do atual chanceler britânico, Jeremy Hunt, e já havia vencido cinco das seis etapas do processo de escolha. Ele ganhou com 66% dos votos.

O novo primeiro-ministro, que toma posse na quarta-feira (24), assume em um cenário de crise política no país por causa do Brexit — processo de separação do Reino Unido da União Europeia. Johnson prometeu buscar um novo acordo com o bloco europeu ou liderar o processo para que seu país saia sem pacto nenhum no próximo mês de outubro.

Em meio a controvérsias

Em seu discurso de vitória, Johnson declarou que "haverá pessoas que questionarão a sabedoria desta decisão". Ele ainda elogiou seu oponente como uma "fonte de excelentes ideias" e agradeceu Theresa May pelos serviços prestados ao país.

Nesta segunda-feira (22), o secretário de Estado do Reino Unido para a Europa e as Américas, Alan Duncan, renunciou diante da possibilidade de vitória de Johnson. Em sua carta de renúncia à ex-chefe de governo e líder conservadora, Theresa May, Duncan, explicou que decidiu renunciar "em antecipação a uma mudança".

A atual Ministra de Estado para Habilidades e Aprendizagem, Anne Milton, anunciou sua renúncia nesta terça-feira (23).

Dois ministros que podem seguir os passos de Duncan e Anne e renunciar antes de serem substituídos são o da Economia, Philip Hammond, e o da Justiça, David Gauke, também contrários a um "Brexit duro".

Fonte: R7


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo