OUÇA AO VIVO A 96FM
(82) 9-8225-0863 Whatsapp Diário Arapiraca
Dólar hoje R$ 5,526 Arapiraca, AL 28ºC Parcialmente nublado

Notícias

08/10/2021 06:34
Mundo
Jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov vencem o Nobel da Paz 2021
Os dois foram escolhidos pelos "esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura"
Nobel da Paz vai para jornalistas Maria Ressa e Dmitri Muratov, por esforços para defender a liberdade de expressão / Foto: (Prêmio Nobel/Divulgação)

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov, da Rússia, foram anunciados nesta sexta-feira (8) como vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2021. Segundo o comitê organizador da premiação, eles foram escolhidos por "seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e a paz duradoura".

Para a Academia Real das Ciências da Suécia, Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em território filipino. Em 2012, ela foi cofundadora da Rappler, empresa de mídia digital para jornalismo investigativo.

Já Muratov há décadas defende a liberdade de expressão na Rússia em condições cada vez mais desafiadoras. Em 1993, foi um dos fundadores do jornal independente Novaja Gazeta.

Os dois dividirão o prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas — o equivalente a cerca de R$ 6,1 milhões.

Fonte: GZH


Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo